Carregando

literatura latina - lírica (1)

por Jose Rodrigues Seabra Filho

Incorporar
Recomendar
Download
     
Gostei (20)

Formatos disponíveis

Assista a esse vídeo em: MP4 (1340 X 720 px) | MP4 (670 X 360 px)

Licença de uso

Acesso Aberto (Verde)
Esta licença permite ao usuário copiar o conteúdo do e-Aulas USP, porém veta qualquer alteração e/ou sua utilização para fins comerciais ou não educacionais, autorizando seu compartilhamento sob licença com as mesmas características, desde que se atribua crédito aos autores. Esta licença permite o download do vídeo para usuários logados no sistema.

Sobre a aula

Grécia Antiga: início do gênero poesia mélica; poetas do século VI a. C.; características do lirismo grego; influência posterior sobre poetas romanos da segunda metade do século I a. C.

Disciplina

FLC0353-5 Literatura Latina: Lírica

EMENTA

A teorização poética antiga no caso da elegia, do iambo e da lírica.2. A elegia amorosa latina (Catulo, Tibulo, Propércio, Ovídio).3. Os poemas iâmbicos de Catulo.4. A distinção entre a poesia mélica, ou lírica, monódica e a coral.5. Catulo como poeta lírico.6. O caráter polimétrico da poesia de Catulo.7. A discriminação da matéria propriamente lírica em Horácio.8. As odes programáticas de Horácio.9. Exemplos de confinidade e cruzamento de gêneros poéticos (I) entre: a) lírica e elegia; b) elegia e iambo; c) lírica e iambo. 10. Introdução aos metros líricos: Catulo e Horácio.
Problemas e estratégias didáticas do ensino da distinção entre lírica, iambo e elegia. Emprego das Tecnologias da Informação e da Comunicação no ensino e também no aprendizado (“sites” de texto e imagem relacionados com literatura latina e com cultura romana).

Objetivo

O curso procura estudar as especificidades do gênero lírico antigo, em particular na poesia latina, diferencian-do-o principalmente dos gêneros da elegia e do iambo, com os quais aquele gênero poético admite certa con-finidade. Para tanto, parte da teorização poética presente quer nalguns rétores, gramáticos e metricistas anti-gos, quer nos próprios poetas, em passos direta ou indiretamente preceptivos de seus poemas, quando denun-ciam, assim, a consciência das diferenças e da confinidade entre aqueles gêneros de poesia. Além disso, a disciplina pretende discutir os problemas didáticos de ensinar poesia lírica latina, distinguindo o que esta significa de modo preciso daquilo que hoje se entende por poesia lírica de modo genérico.

Índice de vídeos da disciplina

  1. literatura latina - lírica (1)
Pró-Reitoria de Graduação
Telefone: +55 11 3091-9942