Carregando

PMT3535 - Aula inicial - componentes do reator

por Antonio Teixeira e Silva

Incorporar
Recomendar
Download
     
Gostei (0)

Formatos disponíveis

Assista a esse vídeo em: MP4 (1280 X 720 px) | MP4 (640 X 360 px)

Licença de uso

Acesso Aberto (Verde)
Esta licença permite ao usuário copiar o conteúdo do e-Aulas USP, porém veta qualquer alteração e/ou sua utilização para fins comerciais ou não educacionais, autorizando seu compartilhamento sob licença com as mesmas características, desde que se atribua crédito aos autores. Esta licença permite o download do vídeo para usuários logados no sistema.

Sobre a aula

Aula ministrada pelo Prof. Antonio Teixeira, que é o diretor do departamento de segurança nuclear no IPEN.Nessa aula ele descreve os principais componentes de um reator.

Disciplina

PMT3535-1 Comissionamento e Descomissionamento de Instalações Nucleares

EMENTA

O curso irá abordar os principais procedimentos necessários ao comissionamento e descomissionamento de instalações nucleares, considerando-se as exigências dos órgãos reguladores e procedimentos padronizados de engenharia e segurança. Serão contemplados os procedimentos necessários para a organização de equipe e planejamento das atividades necessárias para os processos de comissionamento e descomissionamento, abrangendo identificação de diretrizes, estabelecimento das atividades de avaliação e preparação do cronograma de atividades. Em relação ao processo de comissionamento, serão apresentados e discutidos os procedimentos necessários para avaliar se o projeto de sistemas ou instalações foi implantado de maneira adequada, considerando-se as exigências normativas aplicáveis e se os equipamentos atendem à especificações de desempenho necessárias para o seu perfeito funcionamento, contemplando a avaliação dos sistemas de monitoramento e controle, instrumentação de processos, intertravamentos, sistemas de segurança, equipamentos de processos principais e auxiliares, sistemas de armazenagem de materiais, desempenho das unidades de processamento e estruturas de blindagem. Para os processos de descomissionamento serão apresentados e discutidos os procedimentos relativos à desativação e remoção das estruturas das instalações nucleares de forma a reduzir a atividade residual do local a níveis que permitam a liberação da propriedade para outros usos. Serão apresentados os requisitos necessários para a preparação de equipe e planejamento do processo de descomissionamento, elaboração de procedimentos de descomissionamento e obtenção de autorização para a sua realização. Descrição das etapas e atividades de descomissionamento contemplando a remoção de material nuclear ou radioativo do local, procedimentos de descontaminação, desmontagem de sistemas e equipamentos, classificação dos materiais quanto ao nível de radiação, procedimentos para armazenagem temporária, transporte e destinação final, procedimentos de demolição e restauração do local.

Objetivo

Apresentar aos alunos os princípios e procedimentos necessários ao comissionamento e descomissionamento de instalações nucleares.

Índice de vídeos da disciplina

  1. PMT3535 - Aula inicial - componentes do reator
Pró-Reitoria de Graduação
Telefone: +55 11 3091-9942