Carregando

Vídeo 1 de 2

Ética Clínica II

Limites da Autonomia do Paciente

por Hermes de Freitas Barbosa

Recomendar
     
Gostei (0)

Licença de uso

Acesso Simples (Azul)
Esta licença permite ao usuário somente assistir ao conteúdo do e-Aulas USP na plataforma, sendo vedada sua cópia e/ou redistribuição. Esta licença não permite o download do vídeo por nenhum usuário.

Sobre a aula

Vídeo-aula com conceitos básicos e exemplos práticos relacionados à autonomia do paciente e à responsabilidade profissional.

Disciplina

RCG0464-2 Ética Clínica II

EMENTA

1) Microalocação de recursos: o manejo ético das vagas de internação e de UTI; a prescrição de tratamentos de alto custo e de medicamentos ainda não constantes das listas do SUS e/ou não liberados pela ANVISA.
2) Recusa de tratamento: situações envolvendo ou não risco iminente de morte; recusa de transfusão sanguínea; recomendações quanto ao manejo multidisciplinar e documentação da recusa de tratamento.
3) Situações cotidianas envolvendo o plantão médico: atraso do plantonista; transferência de pacientes; discordância de conduta entre médicos de diferentes níveis hierárquicos.
4) Autonomia da criança e do adolescente: a prescrição de anticoncepção; o manejo ético de comportamentos de risco; o adolescente vítima de crime.

Objetivo

Possibilitar ao aluno a oportunidade de aplicar todos os seus conhecimentos relativos à Ética, Bioética e Direito Médico na prática médica cotidiana, por meio da discussão de casos concretos, num contexto de integração com as disciplinas clínicas concomitantes.

Índice de vídeos da disciplina

  1. Limites da Autonomia do Paciente
  2. Recusa de Tratamento e Alta a Pedido
Pró-Reitoria de Graduação
Telefone: +55 11 3091-9942