Carregando

PMT5860 - Como ler artigos cientificos e aula de fluencia

por Claudio Geraldo Schön

Incorporar
Recomendar
Download
     
Gostei (4)

Formatos disponíveis

Assista a esse vídeo em: MP4 (1280 X 720 px) | MP4 (640 X 360 px)

Licença de uso

Acesso Aberto (Verde)
Esta licença permite ao usuário copiar o conteúdo do e-Aulas USP, porém veta qualquer alteração e/ou sua utilização para fins comerciais ou não educacionais, autorizando seu compartilhamento sob licença com as mesmas características, desde que se atribua crédito aos autores. Esta licença permite o download do vídeo para usuários logados no sistema.

Sobre a aula

Primeira parte da aula sobre fluência, essa aula contem uma longa explanação sobre leitura de artigos científicos, que foi direcionada a atividade de redação da monografia que os alunos tiveram que entregar ao final da disciplina. A discussão sobre fluência se inicia no time stamp 1:10:00 aproximadamente. Fluência e a deformação dependente do tempo observada em materiais sujeitos a temperaturas elevadas. A discussão usa dois artigos, um voltado a materiais metálicos/ cerâmicos e outro voltado a polímeros.

Disciplina

PMT5860-3 Teoria da Plasticidade e da Fratura dos Materiais

EMENTA

Fundamentos matemáticos da teoria da plasticidade: álgebra tensorial e os tensores de tensão e de deformação, relações constitutivas para a mecânica dos materiais e critérios de escoamento e falha. Modelo de Taylor para a deformação de policristais. Desenvolvimento da textura de deformação plástica. Aplicação à previsão da estampabilidade de chapas metálicas. Mecanismos de deformação e de fratura: desenvolvimento da microestrutura de deformação plástica. Teorias do encruamento. Localização de deformação e instabilidades mecânicas - Bandas de deformação, bandas de cisalhamento, bandas de Lüdders. envelhecimento dinâmico. Maclação mecânica. Teorias da fratura dúctil. Crazing e deformação plástica em polímeros amorfos. Mecanismos de tenacificação em cerâmicas. Propagação de trincas: crescimento estável de trincas. Teoria de Broberg, aplicação à determinação da tenacidade à fratura de polímeros dúcteis, propagação instável de trincas, bifurcação e instabilidades de propagação. Morfologia da superfície de fratura, propagação de trincas em polímeros semi-cristalinos. Comportamento Mecânico dos Sistemas: Variáveis extrínsecas sobre o comportamento mecânico de um material. Corrosão-sob-tensão. Fragilização por hidrogênio, degradação radiativa de polímeros. fadiga operacional. Materiais compósitos: Comportamento mecânico - resistência, módulo de rigidez, tenacidade.

Objetivo

Compreender os fundamentos matemáticos da teoria da plasticidade e suas aplicações em problemas revelantes da Mecânica dos Materiais. Tomar conhecimento dos avanços recentes na compreensão dos mecanismos de deformação plástica, fratura e fluência nas diferentes classes de materiais (metálicos, cerâmicos e poliméricos). Compreender o conceito de Comportamento Mecânico do Sistema, em contraposição ao Comportamento Mecânico do Material, discutindo assuntos como Fadiga operacional, Corrosão-sob-Tensão, Fragilização por hidrogênio, Degradação radiativa de polímeros, entre outros. Discutir a mecânica dos materiais compósitos. Aplicar os conhecimentos adquiridos a problemas de interesse do aluno.

Índice de vídeos da disciplina

  1. Seminário 60 anos de Teoria da Fratura
  2. PMT5860 - Mecanica da Fratura Linear Elastica - Caminhos de trinca
  3. PMT5860 - Como ler artigos cientificos e aula de fluencia
  4. PMT5860 - Redacao cientifica e primeira parte da aula sobre mecanismos de deformacao em fadiga
  5. PMT5860 - Mecanismos de deformacao em fadiga parte 2
  6. PMT5860 - Mecanica de sistemas
  7. PMT5860 - Transformacoes martensiticas e os fenomenos da pseudoelasticidade e memoria de forma
Pró-Reitoria de Graduação
Telefone: +55 11 3091-9942