Carregando
Incorporar
Recomendar
     
Gostei (0)

Formatos disponíveis

Assista a esse vídeo em: MP4 (1280 X 720 px) | MP4 (640 X 360 px)

Licença de uso

Acesso Simples (Azul)
Esta licença permite ao usuário somente assistir ao conteúdo do e-Aulas USP na plataforma, sendo vedada sua cópia e/ou redistribuição. Esta licença não permite o download do vídeo por nenhum usuário.

Sobre a aula

Aula com tutoriais que mostram a manipulação de listas e dados no Rhino +Grashopper
Fusion 360
Tutoriais
Roteiro de apresentação dos Trabalhos Finais

Disciplina

AUT0591-1 Cascos e Cascas - Representação de Projeto para Embarcações e Abrigos

EMENTA

1 - Conceito Estrutura Ativa: Tipologia de cascos e cascas em meio fluido; aplicabilidade em função do tipo de transporte e percurso a ser executado; Formas das Obras Mortas (superestrutura) em função das linhas das Obras Vivas (casco); Conceito de propulsão, deslocamento, semi-deslocamento, planeio, submersível, hidrófilo e hovercraft.
2 – Estabilidade cascos e cascas: Estabilidade transversal; Estabilidade longitudinal; Movimentos das forças vetoriais, análise das forças e equilíbrio dinâmico e estático.
3 – Arranjo Interno: Interferência dos espaços operacionais, definidos em função das formas das Obras Vivas, com a distribuição de espaços úteis de cargas, passageiros e equipamentos especiais.
4 – Performance dos Materiais: Formas externas das Obras Mortas em função das forças, uso operacional, características regionais e perfil dos usuários. Apresentação das técnicas de escolha e processos com o uso de materiais compósitos.
5 - Equipamentos: Equipamentos Navais e sua integração com arranjo das embarcações nas modalidades: tradicionais, cruzeiro, regata e salvatagem.

Objetivo

Instrumentar o aluno, introduzindo-o nas questões relativas ao projeto de formas geométricas complexas em cascos e cascas (embarcações, abrigos e estruturas leves). Utilizar metodologia de projeto para integrar os conceitos relativos aos espaços internos e externos com o uso da representação dinâmica. Simulações paramétricas associadas às condicionantes e demandas para projetos específicos de embarcações e abrigos. Adequar o programa de projeto às forças do ambiente com a utilização de ensaios de desempenho, equilíbrio e otimização da forma.

Índice de vídeos da disciplina

  1. Curvas em Cascos e Cascas
  2. Superfícies Gaussianas
  3. Prática em Metodologia e Processos Construtivos com Superfícies Complexas
  4. Metodologia e Processos Construtivos com Superfícies Complexas 1a Parte
  5. Classificação das Superfícies
  6. Otimização de Cascas com Galápagos Algoritmo Genético
  7. Velas Lemes Bolinas Hidrofólios e Cascos
  8. Dados na progamação com Rhino e Grashopper
Pró-Reitoria de Graduação
Telefone: +55 11 3091-9942