Carregando

Curso ODE111 - Patologia Experimental: Introdução à técnica cirúrgica

por Moacyr Domingos Novelli

Incorporar
Recomendar
     
Gostei (0)

Formatos disponíveis

Assista a esse vídeo em: MP4 (1280 X 720 px) | MP4 (640 X 360 px)

Licença de uso

Acesso Simples (Azul)
Esta licença permite ao usuário somente assistir ao conteúdo do e-Aulas USP na plataforma, sendo vedada sua cópia e/ou redistribuição. Esta licença não permite o download do vídeo por nenhum usuário.

Sobre a aula

Trata-se do vídeo de apresentação do curso ODE111, destinado à graduação em Odontologia, como matéria optativa da FOUSP. O objetivo deste curso é demonstrar a realização de algumas etapas de técnica cirúrgica executadas com o princípio de atenuar a agressão e incrementar o reparo tecidual. A atenuação da agressão e o reparo tecidual são abordados na Disciplina de Patologia Geral, sob os tópicos de degeneração e morte celular, alterações circulatórias, inflamações e reparo tecidual, dentre outros.
Para atingir esse objetivo, idealizamos um modelo de técnica operatória que pudesse ser realizado no ambiente domiciliar, já que estamos em isolamento social, sendo impeditivas atividades presenciais. Esse modelo é composto por uma laranja (o objeto a ser operado) e instrumentos para anestesia, incisão, divulsão e sutura adaptados de objetos caseiros.

Disciplina

ODE0111-1 Patologia Experimental. Introdução às Técnicas Cirúrgicas

EMENTA

Teórico: Introdução à filosofia da técnica cirúrgica (arte versus tecnologia) Princípios de biossegurança Paramentação: finalidades e modos de utilização Instrumental: nomenclatura, finalidades, variações e princípios de utilização Conceitos básicos de patologia (processos degenerativos e inflamatórios) Prático: Organização do ambiente operatório: disposição dos materiais na bancada e paramentação pessoal; disposição do objeto a ser manipulado cirurgicamente; princípios de ergonomia; preparo do campo operatório Técnica de anestesia: montagem da carpule; empunhadura da carpule; tipos básicos de anestesia superficial, muscular e periosteal Técnica de incisão: montagem do bisturi; empunhadura do bisturi; tipos básicos de incisão Técnica de sutura: montagem do material para sutura; empunhadura do instrumental para sutura; tipos básicos de sutura Remoção de sutura: empunhadura do material para remoção de sutura; princípios biológicos para remoção adequada da sutura. Acondicionamento e descarte do material utilizado: desmontagem do instrumental e do campo operatório; acondicionamento do material; prática de biossegurança

Objetivo

a) Promover habilidades manuais e dar ao aluno uma visão prática dos mecanismos gerais das reações orgânicas frente às agressões, por intermédio do exercício da prática cirúrgica. b) Mostrar as diferentes texturas das estruturas anatômicas sob a ação de instrumentos pérfuro-contundentes (agulhas de anestesia e de sutura) e de instrumentos de corte (bisturi e tesoura). c) Associar as alterações regressivas e inflamatórias ao processo de reparação promovido pelas técnicas cirúrgicas de incisão e sutura. d) Despertar no aluno a criatividade, aproximando o universo da tecnologia (cirurgia) ao universo da arte.

Índice de vídeos da disciplina

  1. Curso ODE111 - Patologia Experimental: Introdução à técnica cirúrgica
  2. Tutorial Google Meet
Pró-Reitoria de Graduação
Telefone: +55 11 3091-9942