Carregando

Equlíbrios de Precipitação - Parte 2

por Márcia Andreia Mesquita Silva da Veiga

Incorporar
Recomendar
     
Gostei (12)

Formatos disponíveis

Assista a esse vídeo em: MP4 (1280 X 720 px) | MP4 (640 X 360 px)

Licença de uso

Acesso Simples (Azul)
Esta licença permite ao usuário somente assistir ao conteúdo do e-Aulas USP na plataforma, sendo vedada sua cópia e/ou redistribuição. Esta licença não permite o download do vídeo por nenhum usuário.

Sobre a aula

Nesta aulas, serão apresentados os efeitos da força-iônica, solvente, tamanho da partícula e do pH na solubilidade de sais pouco solúveis.

Disciplina

5930697-2 Fundamentos de Química Analítica

EMENTA

Teoria: Aspectos gerais de análise qualitativa e quantitativa. Eletrólitos. Atividade, coeficiente de atividade e força iônica. Equilíbrios químicos: ácido-base (incluindo hidrólise, ácidos polipróticos, solução tampão), precipitação (solubilidade e produto de solubilidade). Classificação analítica dos cátions e princípios básicos para a separação em grupos. Equilíbrios de complexação e de óxido-redução. Pilhas, ponte salina, potencial padrão e equação de Nernst. Equilíbrios simultâneos. Estatística em química analítica: algarismos significativos, erros, propagação de erros, tratamento de dados, rejeição de resultados e testes de significância. Gravimetria: Balanças analíticas, fornos, dessecadores, agentes dessecantes e vidrarias específicas; formação e crescimento de precipitados, digestão, precipitação em meio homogêneo, coloides. Análise volumétrica. Indicadores. Curvas de titulação e cálculos envolvidos ao longo da curva, no ponto estequiométrico e após ponto estequiométrico. Aplicações das titulações.
Experimental: Reações de identificação e separação de cátions representativos dos grupos I e II. Reações de identificação de alguns ânions. Separação fracionada de cátions e ânions. Análise de uma amostra sólida desconhecida (extrato com soda). Separação e identificação de alguns cátions de todos os grupos e análise de uma amostra líquida desconhecida desses cátions. Calibração de pipetas e balões volumétricos. Preparação e padronização de soluções. Gravimetria: determinação gravimétrica de níquel com dimetilglioxima. Volumetria de neutralização: determinação de ácidos, bases e de mesclas alcalinas. Titulometria de precipitação (métodos argentométricos): determinação de cloreto em soro fisiológico. Volumetria de complexação: determinação de cálcio no leite e dureza da água. Titulometria de oxirredução: permanganometria (aplicação em água oxigenada comercial) e iodometria (determinação da vitamina C). Outras metodologias específicas e suas aplicações.

Objetivo

Geral: O aluno deverá ser capaz de compreender a natureza das espécies iônicas em solução aquosa; os princípios básicos de equilíbrio químico, necessários à interpretação dos fenômenos que ocorrem nas diversas áreas da química, e aplicá-los no desenvolvimento de metodologias analíticas que o habilite a reconhecer e avaliar (entre os métodos clássicos) a melhor condução do problema analítico.
Específico: Tornar o aluno apto a compreender a classificação e as propriedades dos grupos analíticos de cátions; as propriedades de alguns ânions; apto a entender os princípios que regem as análises quantitativas, além de estimular a capacidade de observação, o espírito crítico e a criatividade através da análise de amostras reais, enfatizando os fatores que limitam a precisão e a exatidão de cada método.

Índice de vídeos da disciplina

  1. Eletrólitos e Equilíbrios Químicos
  2. Equlíbrios de Precipitação - Parte 1
  3. Equlíbrios de Precipitação - Parte 2
  4. Separação de sulfetos
  5. Equilíbrios de Complexação
  6. Equlíbrios de Oxirredução
  7. Equilíbrios Simultâneos
Pró-Reitoria de Graduação
Telefone: +55 11 3091-9942