Carregando
Incorporar
Recomendar
Download
     
Gostei (7)

Formatos disponíveis

Assista a esse vídeo em: MP4 (484 X 360 px)

Licença de uso

Acesso Aberto (Verde)
Esta licença permite ao usuário copiar o conteúdo do e-Aulas USP, porém veta qualquer alteração e/ou sua utilização para fins comerciais ou não educacionais, autorizando seu compartilhamento sob licença com as mesmas características, desde que se atribua crédito aos autores. Esta licença permite o download do vídeo para usuários logados no sistema.

Sobre a aula

Introdução ao estudo do rúmen. Estudo da taxonomia e evolução dos animais ruminantes. Desenvolvimento do pré-estomago dos ruminantes e teorias evolutivas da origem dos ruminantes.

Disciplina

ZQP5831-1 Técnicas Experimentais para Estudo do Metabolismo e Dinâmica Ruminais

EMENTA

1) Introdução ao estudo do rúmen. Estudo da taxonomia e evolução dos animais ruminantes. Desenvolvimento do pré-estomago dos ruminantes e teorias evolutivas da origem dos ruminantes. Princípios de morfologia e fisiologia do pré-estômago, com destaque ao rúmen.

2) Estudo do consumo e comportamento alimentar. Introdução ao estudo da ingestão de matéria seca em ruminantes e teorias explicativas. Apresentação das técnicas diretas e indiretas para avaliação do consumo de matéria seca, como destaque às suas vantagens e desvantagens. Uso de indicadores internos e externos para quantificação do consumo de matéria seca. Técnicas para avaliação do comportamento alimentar e sua associação com dados de consumo e desempenho animal.

3) Estudo da fermentação ruminal. Estudo dos conceitos de fermentação ruminal aplicada à nutrição de animais ruminantes, com destaque às técnicas disponíveis para avaliação e quantificação da eficiência energética pela conversão de carboidratos em ácidos graxos de cadeia curta. Destaque às técnicas in vitro e in vivo de estudo da eficiência de fermentação ruminal.

4) Estudo da dinâmica ruminal. Introdução, importância e conceitos básicos aplicados ao estudo da dinâmica ruminal. Cinética de passagem e cinética de digestão ruminal. Fatores que afetam a cinética ruminal. Métodos diretos e indiretos para estudo da cinética ruminal. Modelos uni, bi e multicompartimentais para estudo da cinética ruminal, com destaque à modelagem matemática da cinética.

5) Estudo da digestão em ruminantes. Conceitos básicos aplicados ao estudo da digestão. Métodos in vitro, in situ e in vivo utilizados para o estudo da digestão ruminal e total em ruminantes. Uso de marcadores internos e externos para estudo da digestão, com destaque às suas limitações, vantagens e desvantagens. Uso de modelos matemáticos para estudo da taxa de digestão em ruminantes.

6) Estudo do metabolismo proteico. Introdução, importância e conceitos básicos aplicados ao estudo do metabolismo proteico ruminal. Princípios de eficiência de síntese de proteína microbiana ruminal. Métodos diretos e indiretos para quantificação da produção de proteína microbiana ruminal, com destaque às suas vantagens e desvantagens.

7) Emissão de metano por ruminantes. Introdução à sustentabilidade e importância da emissão de metano por ruminantes. Princípios de eficiência e perda de energia no processo fermentativo ruminal. Métodos in vitro, in vivo e ex situ de quantificação das emissões de metano. Vantagens e desvantagens do uso de técnicas em câmaras respirométricas, gás traçador SF6, máscara facial e outras para quantificação das emissões de metano entérico.

Objetivo

São objetivos da presente disciplina de Pós-Graduação fornecer ao aluno conhecimentos básicos e suporte crítico para a adequada escolha e utilização das diferentes ferramentas metodológicas comumente disponíveis para estudo do metabolismo e da dinâmica ruminais em animais de produção. Somam-se a esses objetivos fornecer subsídios para a correta modelagem matemática e interpretação de dados coletados em experimentos que fazem usos dessas diferentes metodologias.

Índice de vídeos da disciplina

  1. Evolução do rúmen - PG
  2. Evolução dos ruminantes - PG
  3. Domesticação dos ruminantes
  4. Morfologia e fisiologia ruminal
  5. Introdução à cinética ruminal
  6. Desaparecimento ruminal
Pró-Reitoria de Graduação
Telefone: +55 11 3091-9942