Carregando

Videoaula 3 (Aula 10) - Avaliação da aprendizagem

por Daniela Lopes Scarpa e Maíra Batistoni e Silva

Incorporar
Recomendar
Download
     
Gostei (0)

Formatos disponíveis

Assista a esse vídeo em: MP4 (1280 X 720 px) | MP4 (640 X 360 px)

Licença de uso

Acesso Aberto (Verde)
Esta licença permite ao usuário copiar o conteúdo do e-Aulas USP, porém veta qualquer alteração e/ou sua utilização para fins comerciais ou não educacionais, autorizando seu compartilhamento sob licença com as mesmas características, desde que se atribua crédito aos autores. Esta licença permite o download do vídeo para usuários logados no sistema.

Sobre a aula

Discutimos avaliação formativa em contraposição à avaliação somativa, a coerência entre objetivos de aprendizagem, estratégias didáticas e avaliação, instrumentos e critérios de avaliação em sala de aula. Aula 10 do curso de Estágio Supervisionado em Ensino de Biologia (ESEB) do Instituto de Biociências da USP (30 de abril de 2020).

Disciplina

0410517-7 Estágio Supervisionado em Ensino de Biologia

EMENTA

O estágio é entendido como a imersão no cotidiano escolar, acompanhando as atividades docentes, bem como planejando e executando intervenções educacionais que abordem conteúdos do escopo da Biologia, com o objetivo de aproximar a teoria relacionada com formação de professores e pesquisa em ensino de ciências com a prática docente em sala de aula.
A aproximação teórica será realizada por meio da leitura e discussão de textos da área de pesquisa em ensino de ciências e biologia, aprofundando aspectos do Ensino por Investigação. Para o planejamento e execução das intervenções, serão estimuladas a produção de diferentes gêneros de textos e a utilização das Tecnologias da Comunicação e Informação, conduzidas em diálogo com a compreensão do contexto no qual as intervenções serão realizadas. O registro, a comunicação e a análise crítica das experiências vivenciadas no âmbito escolar serão o fio condutor dos processos avaliativos da disciplina.
Para atingir esses objetivos, a disciplina abordará os seguintes temas e ações:
- Subsídios teóricos sobre necessidades e desafios da realidade escolar.
- Levantamento de demandas por parte da instituição escolar, integrando as ações a serem desenvolvidas pelo estagiário com a proposta pedagógica dessa instituição.
- Ensino por Investigação e objetivos do ensino de ciências.
- Análise das Diretrizes Curriculares, projetos de curso e de materiais didáticos.
- Análise de diversas estratégias didáticas e sua adequação aos contextos de ensino.
- Análise de processos de avaliação.
- Elaboração de plano de intervenção (incluindo acompanhamento de atividades escolares, planejamento, execução e avaliação da intervenção).
- Reflexão sobre o processo desenvolvido, evidenciando a importância do estágio na formação docente.

Objetivo

Subsidiar o aluno na reflexão sobre as necessidades e os desafios da realidade escolar, aproximando-o de referenciais teóricos sobre educação científica e promovendo sua formação a partir de discussões sobre as relações entre teorias pedagógicas e realidade escolar. Oportunizar experiências de estágio supervisionado em instituições públicas da educação básica em que há a possibilidade de planejamento, discussão, aplicação e avaliação de sequências didáticas investigativas (para isso, o licenciando precisa disponibilizar 4 horas presenciais por semana para as aulas da disciplina, mais 4 horas semanais para a realização de estágio em escola de educação básica ao longo do semestre, além de aproximadamente 2,5 horas semanais para a realização de leituras e atividades extraclasse).

Índice de vídeos da disciplina

  1. Videoaula 1 (Aula 5) - ESEB 2020
  2. Videoaula 2 (Aula 7) - ESEB 2020
  3. Videoaula 3 (Aula 10) - Avaliação da aprendizagem
Pró-Reitoria de Graduação
Telefone: +55 11 3091-9942