Carregando
Incorporar
Recomendar
Download
     
Gostei (4)

Formatos disponíveis

Assista a esse vídeo em: MP4 (1280 X 720 px) | MP4 (640 X 360 px)

Licença de uso

Acesso Aberto (Verde)
Esta licença permite ao usuário copiar o conteúdo do e-Aulas USP, porém veta qualquer alteração e/ou sua utilização para fins comerciais ou não educacionais, autorizando seu compartilhamento sob licença com as mesmas características, desde que se atribua crédito aos autores. Esta licença permite o download do vídeo para usuários logados no sistema.

Sobre a aula

Apresentação de slides para sistematizar os conceitos de objetivo de aprendizagem, estratégia e recurso didático e também sequência didática. Ao final, encaminha-se produção dos estudantes referente ao planejamento de uma sequência didática investigativa.

Disciplina

0410517-7 Estágio Supervisionado em Ensino de Biologia

EMENTA

O estágio é entendido como a imersão no cotidiano escolar, acompanhando as atividades docentes, bem como planejando e executando intervenções educacionais que abordem conteúdos do escopo da Biologia, com o objetivo de aproximar a teoria relacionada com formação de professores e pesquisa em ensino de ciências com a prática docente em sala de aula.
A aproximação teórica será realizada por meio da leitura e discussão de textos da área de pesquisa em ensino de ciências e biologia, aprofundando aspectos do Ensino por Investigação. Para o planejamento e execução das intervenções, serão estimuladas a produção de diferentes gêneros de textos e a utilização das Tecnologias da Comunicação e Informação, conduzidas em diálogo com a compreensão do contexto no qual as intervenções serão realizadas. O registro, a comunicação e a análise crítica das experiências vivenciadas no âmbito escolar serão o fio condutor dos processos avaliativos da disciplina.
Para atingir esses objetivos, a disciplina abordará os seguintes temas e ações:
- Subsídios teóricos sobre necessidades e desafios da realidade escolar.
- Levantamento de demandas por parte da instituição escolar, integrando as ações a serem desenvolvidas pelo estagiário com a proposta pedagógica dessa instituição.
- Ensino por Investigação e objetivos do ensino de ciências.
- Análise das Diretrizes Curriculares, projetos de curso e de materiais didáticos.
- Análise de diversas estratégias didáticas e sua adequação aos contextos de ensino.
- Análise de processos de avaliação.
- Elaboração de plano de intervenção (incluindo acompanhamento de atividades escolares, planejamento, execução e avaliação da intervenção).
- Reflexão sobre o processo desenvolvido, evidenciando a importância do estágio na formação docente.

Objetivo

Subsidiar o aluno na reflexão sobre as necessidades e os desafios da realidade escolar, aproximando-o de referenciais teóricos sobre educação científica e promovendo sua formação a partir de discussões sobre as relações entre teorias pedagógicas e realidade escolar. Oportunizar experiências de estágio supervisionado em instituições públicas da educação básica em que há a possibilidade de planejamento, discussão, aplicação e avaliação de sequências didáticas investigativas (para isso, o licenciando precisa disponibilizar 4 horas presenciais por semana para as aulas da disciplina, mais 4 horas semanais para a realização de estágio em escola de educação básica ao longo do semestre, além de aproximadamente 2,5 horas semanais para a realização de leituras e atividades extraclasse).

Índice de vídeos da disciplina

  1. Videoaula 1 (Aula 5) - ESEB 2020
  2. Videoaula 2 (Aula 7) - ESEB 2020
  3. Videoaula 3 (Aula 10) - Avaliação da aprendizagem
Pró-Reitoria de Graduação
Telefone: +55 11 3091-9942