A licença deste vídeo permite ao usuário copiar o conteúdo do e-Aulas USP, porém veta qualquer alteração e/ou sua utilização para fins comerciais ou não educacionais, autorizando seu compartilhamento sob licença com as mesmas características, desde que se atribua crédito aos autores.
Sobre a aula
Nesta segunda parte da lezione 2 da série "Dire, fare, partire!" voltada ao ensino de italiano para brasileiros, veremos a entrevista com Gabriela Stellutti, aluna de graduação em italiano – FFLCH – USP. Tema: Difficoltà degli studenti nei primi livelli del corso di laurea in lingua italiana: il punto di vista dello studente.
Material de apoio em: http://cursosextensao.usp.br/mod/folder/view.php?id=5236
Curso inaugurado em 6/10/14. A cada segunda-feira, uma nova aula. Acompanhe!
A pronúncia do italiano com ênfase nos traços distintivos entre o português e o italiano; artigos definidos e indefinidos; formas combinadas de preposições e artigos definidos; verbos (regulares/irregulares/auxiliares/reflexivos) no presente e no passato prossimo do indicativo; particípio passado e concordância do passato prossimo com o pronome sujeito; pretérito imperfeito do indicativo; pronomes de tratamento; pronomes do caso reto e oblíquo; pronomes e adjetivos possessivos; flexões dos substantivos e dos adjetivos: regras gerais; numerais e horas; as preposições DI e DA; o pronome CI com função locativa. Leitura e análise de textos de escritores italianos contemporâneos. Funções 1: Cumprimentar; escolher entre o registro formal e informal; agradecer; apresentar-se e apresentar outras pessoas; descrever pessoas e ambientes; falar das atividades diárias; contar acontecimentos passados. Funções 2: Ler e analisar textos escritos; preparar breves textos escritos e orais.
Objetivo
Esta disciplina visa a que o aluno entre em contato com a língua italiana, considerando-a não como uma mera seqüência de palavras ou frases, mas como discurso com suas regras de organização. Os fatos gramaticais serão, portanto, vistos em sua funcionalidade discursiva para que o aluno possa perceber os mecanismos da língua e seus efeitos de sentidos e, a partir disso, construir seu espaço lingüístico-discursivo e iniciar seu percurso de formação como especialista e pesquisador.