Carregando

Vídeo 10 de 31

Teoria da História II

Bloco 4: Lukács III - "O fenômeno da reificação" - parte II vídeo 2

por Jorge Luis da Silva Grespan

Recomendar
     
Gostei (0)

Licença de uso

Acesso Simples (Azul)
Esta licença veda a cópia e/ou redistribuição do vídeo. Esta licença não permite o download do vídeo por nenhum usuário.

Sobre a aula

Ao final da primeira seção do capítulo sobre a "reificação e a consciência do proletariado", Lukács conclui suas observações sobre o "fenômeno da reificação" voltando ao conceito de Totalidade Concreta. O caráter apenas formal com que as várias esferas da vida social estão conectadas, isto é, pela racionalidade técnica emanada da forma de mercadoria, aparece com clareza nas crises sociais, quando os conteúdos diversos de cada esfera se autonomizam e separam, fragmentando o todo da vida social. Ela aparece, então, baseada em uma mera "lei das contingências", que nada tem a ver com uma totalidade de conteúdo. Lukács finaliza suas observações explicando que nenhuma ciência desenvolvida no âmbito capitalista tem condições de ultrapassar seus limites cada vez mais estreitos de especialização, correlatos da fragmentação da produção burguesa, e entender o processo contraditório que unifica dialeticamente a sociedade e que a leva a crises recorrentes.

Disciplina

FLH0402-8 Teoria da História II

EMENTA

CONTEÚDO:A 1.Do positivismo a historismo: a crise dos " ismos" na Belle Époque. 2.As tentativas de "reconstrução" nos anos trinta: 2.1.A "Escola dos Annales"; 2.2.O Materialismo Histórico: as perspectivas e impasses do "marxismo ocidental". 3.Cultura e historiografia no pós-Guerra;a história social e os estruturalismos nos anos sessenta. 4.O "retorno da narrativa" e os desafios das filosofias da linguagem; 5. A teoria da História na pós-modernidade: conhecimento hermenêutico e ficção. 5. Ensino de História e correntes historiográficas e pedagógicas.

CONTEÚDO:B 1. A disciplina História e a institucionalização dos estudos históricos nas Universidades, Institutos de Pesquisa e meios de comunicação 2. As Ciências Históricas no século XX: 2.1. O debate qualitativo & quantitativo 2.2. A fragmentação do campo 3. Estudos históricos no Brasil 3.1. A questão da identidade nacional 3.2. As Faculdades de Filosofia e os cursos de História 3.3. Questões atuais 4. Os debates contemporâneos: 4.1. Temporalidades 4.2. Estruturalismos 4.3. Nouvelle Histoire 4.4. A narrativa 4.5. Historicismo 4.6. Marxismo 4.7. Pós-modernismo. 5. Ensino de História e correntes historiográficas e pedagógicas.

CONTEÚDO:C 1 - A elaboração do conceito de história como progresso no Iluminismo: Condorcet 2 - A crítica romântica e o conceito de história dos povos: Herder. 3 - A Filosofia da História de Hegel 3.1 - Filosofia e história: unidade dialética 3.2 - O indivíduo e o estado 3.3 - O espírito dos povos e o espírito universal 4 - A Teoria da História de Marx 4.1 - A crítica ao ´idealismo´ hegeliano 4.2 - Dialética e materialismo 4.3 - Fetichismo e capitalismo 5 - A Teoria da História de Lukács 5.1 - Consciência e o sujeito da história 5.2 - A dimensão dialética do materialismo 5.3 - Reificação e Revolução 6 - As dialéticas do ser social. 7. Iluminismo, materialismo dialético e ensino de História.

Objetivo

Introduzir as questões teóricas sobre o trabalho do historiador e do professor de História, recuperando a formulação da disciplina História, os paradigmas epistemológicos e pedagógicos que dominam os estudos históricos; a institucionalização dos estudos históricos nas Universidades, Institutos de Pesquisa e meios de comunicação; as ciências históricas no século XX; alguns dos debates contemporâneos, sobre as temporalidades, com o Estruturalismo, a Nouvelle Histoire, a questão da narrativa, o historicismo, o marxismo e o pós-modernismo na Historiografia inernacional e no Brasil. Examinar como a história foi pensada através de concepções dialéticas por autores clássicos da história, da filosofia e da pedagogia.

Índice de vídeos da disciplina

  1. Bloco 1: Introdução a Györgi Lukács - vídeo 1
  2. Introdução geral ao curso
  3. Bloco 1: Introdução a Györgi Lukács - vídeo 2
  4. Bloco 2: Lukács I - "O que é marxismo ortodoxo?" vídeo 1
  5. Bloco 2: Lukács I - "O que é marxismo ortodoxo?" vídeo 2
  6. Bloco 2: Lukács I - "O que é marxismo ortodoxo?" vídeo 3
  7. Bloco 3: Lukács II - "O fenômeno da reificação" - parte I vídeo 1
  8. Bloco 3: Lukács II - "O fenômeno da reificação" - parte I vídeo 2
  9. Bloco 4: Lukács III - "O fenômeno da reificação" - parte II vídeo 1
  10. Bloco 4: Lukács III - "O fenômeno da reificação" - parte II vídeo 2
  11. Bloco 5: Introdução a Walter Benjamin, vídeo 1
  12. Bloco 5: Introdução a Walter Benjamin, vídeo 2
  13. Bloco 6: Benjamin I - "A obra de arte na era de sua reprodutibilidade técnica" - vídeo 1
  14. Bloco 6: Benjamin I - "A obra de arte na era de sua reprodutibilidade técnica" - vídeo 2
  15. Bloco 6: Benjamin I - "A obra de arte na era de sua reprodutibilidade técnica" - vídeo 3
  16. Bloco 7: Benjamin II - "O narrador" - vídeo 1
  17. Bloco 7: Benjamin II - "O narrador" - vídeo 2
  18. Bloco 7: Benjamin II - "O narrador" - vídeo 3
  19. Bloco 8: Benjamin III - "Sobre o conceito de história" - vídeo 1
  20. Bloco 8: Benjamin III - "Sobre o conceito de história" - vídeo 2
  21. Bloco 8: Benjamin III - "Sobre o conceito de história" - vídeo 3
  22. Bloco 9: Introdução a Antonio Gramsci, vídeo 1
  23. Bloco 9: Introdução a Antonio Gramsci, vídeo 2
  24. Bloco 10: Gramsci, Filosofia e História - conceitos preliminares - vídeo 1
  25. Bloco 10: Gramsci, Filosofia e História - conceitos preliminares - vídeo 2
  26. Bloco 11: Gramsci crítico de Bukhárin, vídeo 1
  27. Bloco 11: Gramsci crítico de Bukhárin, vídeo 2
  28. Bloco 12: Gramsci e a filosofia da práxis, vídeo 1
  29. Bloco 11: Gramsci crítico de Bukhárin, vídeo 3
  30. Bloco 12: Gramsci e a filosofia da práxis, vídeo 2
  31. Bloco 12: Gramsci e a filosofia da práxis, vídeo 3
Superintendência de Tecnologia da Informação