Carregando

Visões do Brasil, Século XIX - Aula 8 - Artes Visuais: A História da Critica de Arte no Brasil

por Paula Vermeersch

Incorporar
Recomendar
Download
        
Gostei (5)

Formatos disponíveis

Assista a esse vídeo em: MP4 (640 X 480 px)

Licença de uso

Acesso Aberto (Verde)
Esta licença permite ao usuário copiar o conteúdo do e-Aulas USP, porém veta qualquer alteração e/ou sua utilização para fins comerciais ou não educacionais, autorizando seu compartilhamento sob licença com as mesmas características, desde que se atribua crédito aos autores.

Sobre a conferência

"A História da Crítica de Arte no Brasil" - As brigas por espaço na Academia Imperial de Artes e as polêmicas na imprensa marcaram o nascimento da crítica de Arte no Brasil do século XIX
Em sua palestra, a historiadora Paula Vermeersch destaca figuras como Manuel de Araújo Porto Alegre, considerado o patrono da crítica de arte brasileira. Outros personagens são o escritor José de Alencar e o jovem Joaquim Nabuco que durante dois anos sustentaram uma polêmica sobre a escravidão no Brasil no jornal "O Globo". A expressão "Escola Brasileira de Arte", que apareceu pela primeira vez numa exposição da Academia Imperial de Artes do Rio de Janeiro, causou polêmica entre os articulista do século XIX. Fatos como este envolveram nomes importantes da crítica de arte no Brasil, como o do jornalista Luiz Gonzaga Duque Estrada.

Superintendência de Tecnologia da Informação