Carregando
Página inicial »Biológicas » Zootecnia

Zootecnia

Há 143 vídeos disponíveis em 22 disciplinas desta profissão
22 disciplinas relacionadas a esta profissão

Disciplinas

Proporcionar o estudo de conhecimentos teóricos e práticos sobre princípios básicos e aplicados de Epidemiologia, Saneamento e Manejo Higiênico-Sanitário referentes aos sistemas de criação de animais de interesse zootécnico. O aluno deverá ser capaz de planejar e discutir programas de biosseguridade aplicáveis à produção das diferentes espécies, com ênfase ao controle e prevenção de doenças infecciosas e parasitárias dos animais de produção, bem como de zoonoses.
Ao final da disciplina o aluno deverá ser capaz de entender e discutir os conceitos fundamentais de fisiologia respiratória, renal, reprodutiva, do desenvolvimento, do estresse e do trato digestivo.
Proporcionar o estudo de conhecimentos teóricos e práticos sobre princípios básicos da taxonomia, morfofisiologia e bioquímica de bactérias, fungos e vírus associados a microbiotas de interesse zootécnico e de implicação em saúde pública.
Ensinar aos alunos os conhecimentos básicos de genética de populações e de genética quantitativa, que são conhecimentos necessários ao desenvolvimento dos métodos utilizados em Melhoramento Genético Animal, introduzindo em seguida os conceitos básicos de seleção em populações de interesse em zootecnia.
Aprendizado do conhecimentos da nutrigenômica para a produção animal, demonstrando a aplicação das técnicas ômicas, bioinformática e estratégias nutricionais nos animais domésticos.
O ensino da presente disciplina tem por finalidade fornecer aos estudantes conhecimentos relativos à importância dos nutrientes alimentares no que se refere às necessidades para crescimento, manutenção, trabalho, produção e reprodução.
Tem por objetivo ainda, informar ao aluno aspectos atinentes à ingestão, digestão, absorção, transporte, armazenamento e excreção desses elementos químicos nutritivos, bem como às funções orgânicas por eles desempenhadas e as conseqüências advindas de uma deficiência ou excesso destes nutrientes.
Dar condições ao aluno para planejar, analisar e interpretar experimentos nas áreas agronômica e zootécnica.
O programa da disciplina visa habilitar os estudantes a conhecer as causas e consequências da interação ser vivo-meio ambiente, aplicados a animais de interesse zootécnico, diagnosticar as diversas situações e promover a aplicação da tecnologia adequada em ambientes adversos.
Esta disciplina tem por finalidade capacitar o estudante em relação aos métodos de avaliação dos alimentos destinados à alimentação animal. Desenvolver habilidades quanto à determinação da composição centesimal dos alimentos e interpretação dos resultados.
Proporcionar o estudo de conhecimentos teóricos e práticos sobre princípios básicos da taxonomia, morfofisiologia e genética de bactérias, fungos e vírus, bem como o estudo dos mecanismos de imunidade pelos quais o organismo animal é capaz de reconhecer e eliminar as substâncias heterólogas à sua composição.
22 disciplinas relacionadas a esta profissão

 

Pró-Reitoria de Graduação
Telefone: +55 11 3091-9942