Carregando
Página inicial »Biológicas » Medicina e Ciências Médicas

Medicina e Ciências Médicas

Há 223 vídeos disponíveis em 30 disciplinas desta profissão
30 disciplinas relacionadas a esta profissão

Disciplinas

Ao final do Curso, o aluno deverá ser capaz de ministrar as medidas iniciais de suporte básico de vida a uma vítima de agravo agudo à saúde em situações de pouco recurso e desencadear o processo de resgate e socorro.
– Estudar a citoarquitetura e as bases Neurofarmacológicas de funções relacionadas aos grandes agrupamentos neurônicos do sistema nervoso central.
– Aprofundar os conhecimentos em neuroanatomia e neurociências, discutindo dados recentes apresentados na literatura, e que venham complementar e aprofundar as informações ministradas no curso de graduação;
– Discutir técnicas modernas para o estudo do sistema nervoso e do comportamento.
Atualização, com perspectiva histórica, sobre conceitos atuais e metodológias de investigação da neurobiologia da ansiedade
Estudar a citoarquitetura do córtex cerebral, a localização das funções corticais elevadas, e as bases neurais das funções cognitivas, como pensamento, consciência, memória e inteligência.
Aprofundar os conhecimentos em neuroanatomia e neurociências, discutindo dados recentes apresentados na literatura, e que venham complementar e aprofundar as informações ministradas no curso de graduação;
Discutir técnicas modernas para o estudo das atividades cerebrais e do comportamento.
Ao final do curso, espera-se que o participante tenha adquirido conhecimento sobre as bases pedagógicas da aprendizagem eletrônica e habilidades relativas à criação e configuração de ambiente de apoio na plataforma e-disciplinas, de modo a poder disponibilizar conteúdos, comunicar-se efetivamente com os estudantes e programar e aplicar procedimentos de avaliação formativa e somativa da aprendizagem, bem como de avaliação educacional da própria disciplina. Espera-se ainda que o participante tenha desenvolvido atitudes positivas frente à utilização de recursos de educação à distância e à finalidade formativa das avaliações.
Nesta disciplina, objetiva-se fornecer informações e conceitos fundamentais sobre o acesso integrado às imagens médicas, padrões existentes e a aplicação da informática no processamento de imagens em Cardiologia. Serão abordados os modelos e os princípios físicos de formação das imagens das principais modalidades em Cardiologia, quais sejam, Raio-X, Tomografia, Ressonância Magnética, Ultra-som, Tomografia de Coerência Óptica (OCT) e Medicina Nuclear, além de fornecer conhecimentos básicos em processamento digital de imagens, tais como discretização, contraste, filtragem, compressão, tomografia e quantificação. Serão também desenvolvidos os conceitos modernos da integração de informações clínicas com imagens, em especial o PACS (Picture Archiving and Communication Systems).
Possibilitar ao aluno a oportunidade de aplicar todos os seus conhecimentos relativos à Ética, Bioética e Direito Médico na prática médica cotidiana, por meio da discussão de casos concretos, num contexto de integração com as disciplinas clínicas concomitantes.
- Capacitar o estudante a identificar e descrever a anatomia macroscópica e microscópica do Sistema Nervoso central, periférico e autônomo, incluindo os órgãos dos sentidos, as formações embriológicas que lhes deram origem, bem como de seu desenvolvimento pós-natal.
- Capacitar o estudante a identificar e descrever a organização estrutural do Sistema Nervoso, associado às vias neurais e suas correspondências com aspectos funcionais e de aplicação.
- Capacitar o estudante a identificar e descrever as principais funções do sistema nervoso central, periférico e autônomo de maneira específica e integrada.
- Capacitar o aluno a identificar e descrever a anatomia macroscópica e microscópica do Sistema Nervoso Central e Periférico, inclusive dos órgãos dos sentidos especiais e, as formações embriológicas que lhes deram origem, bem como de seu desenvolvimento pós-natal; identificar e descrever a organização estrutural do Sistema Nervoso, associado às vias neurais e suas correspondências com aspectos funcionais e de aplicação.
- Capacitar o aluno a identificar e descrever as principais funções do sistema nervoso central, periférico e autônomo, de maneira específica e integrada
A disciplina de Farmacologia para o curso de Terapia Ocupacional tem como objetivo transmitir conhecimentos básicos em farmacologia que atenda às necessidades de uma formação mais abrangente do profissional em Terapia Ocupacional.
30 disciplinas relacionadas a esta profissão

 

Pró-Reitoria de Graduação
Telefone: +55 11 3091-9942