Carregando
Página inicial »Humanas » Gestão Ambiental

Gestão Ambiental

Há 129 vídeos disponíveis em 8 disciplinas desta profissão
8 disciplinas relacionadas a esta profissão

Disciplinas

Discutir os conceitos básicos em tratamento de dados ambientais e modelagem de fenômenos ambientais, aplicados a exemplos de modelos simples de temática ambiental.
Ampliar a compreensão dos alunos sobre as relações entre Sociedade e Natureza, ampliando sua capacidade analítica sobre os impactos socioambientais decorrentes dos processos produtivos e de ocupação do território, incluindo as desigualdades sociais associadas. Contribuir para a formação de profissionais e cidadãos capacitados e comprometidos eticamente com a problemática socioambiental.
Oferecer ao aluno uma análise da questão socioambiental considerando os seguintes eixos de abordagem:
(a) a relação sociedade-ambiente e suas implicações em variadas dimensões (econômica, ética, tecnológica e cultural); (b) significados e implicações do conceito de sustentabilidade; (c) práticas e ações cidadãs envolvendo a dimensão socioambiental.
O objetivo da disciplina é o de contribuir para a formação de profissionais e cidadãos capacitados e comprometidos eticamente com a problemática socioambiental.
Proporcionar o entendimento da dinâmica sócio-espacial do campo e da cidade e das relações que estabelecem entre si, construindo um referencial teórico e prático através do qual o entendimento da dinâmica ambiental seja possível de ser considerado de forma sistêmica.
Fornecer, ao estudante, fundamentos básicos de cartografia. Familiarizá-lo na leitura, interpretação, uso e edição dos diferentes tipos de produtos cartográficos, tais como cartas topográficas, cartas temáticas, imagens de satélites, fotografias aéreas e sistemas de posicionamento por satélites e globos virtuais, utilizados para o gestão e planejamento ambiental. Capacitá-lo em planimetria e altimetria analógica e digital.
Apresentar, aos estudantes os fatores da gênese do solo, os tipos de solos e suas principais características físicas, químicas e biológicas, relevando aspectos relacionados à sua conservação.
Contribuir para a formação matemática do gestor ambiental, proporcionando a compreensão da representação de fenômenos ambientais por meio de funções e dos conceitos de derivação e integração dessas funções.
Reconhecimento das etapas de desenvolvimento da modelagem matemática determinística. Apresentar os conceitos das disciplinas básicas de Física e da Matemática na modelagem de problemas ambientais. Tipos e aplicações dos modelos matemáticos de interesse para a Gestão Ambiental. Exemplos de aplicação: crescimento populacional, poluição de rios e migração de contaminantes no solo.
8 disciplinas relacionadas a esta profissão

 

Pró-Reitoria de Graduação
Telefone: +55 11 3091-9942