Carregando
Página inicial »Exatas » Engenharia de Computação

Engenharia de Computação

Há 184 vídeos disponíveis em 15 disciplinas desta profissão
    1 2
15 disciplinas relacionadas a esta profissão

Disciplinas

Esta disciplina tem como objetivo apresentar e discutir os principais conceitos de sistemas embarcados distribuídos necessários a implementação de redes de sensores sem fio para monitorar e controlar o mundo real, destacando-se os problemas de pesquisa relevantes. Para tanto, serão abordados protocolos de comunicação de camadas mais altas (MAC e acima), questões e modelos de programação, sistemas operacionais, características e desenvolvimento de plataformas para redes de sensores sem fio, e aplicações típicas.
Apresentar os conceitos básicos de arquitetura de computadores e formas de analisar desempenho, custo e energia dos computadores. Estudar a organização e a arquitetura dos processadores, dos sistemas de memória e dos sistemas de entrada e saída utilizados nos computadores. Introduzir a organização avançada de computadores: pipeline, superescalares e multicore. Identificar as barreiras tecnológicas.
Proporcionar o aprendizado das leis básicas do eletromagnetismo em regime estacionário ou quase-estacionário.
Apresentar conceitos avançados de arquitetura de computadores e técnicas de projeto de elementos arquiteturais e processadores. Estudar os aspectos arquiteturais de suporte ao paralelismo em todas as suas formas, hierarquia de memórias avançadas, suporte ao sistema operacional, proteção de dados e virtualização. Entender e aplicar análise de desempenho, consumo de energia, custo e área.
O objetivo deste curso é instrumentar o professor a exercer seu papel no mundo digital em que vivemos, entendendo que o papel do professor é possibilitar que nossos estudantes tenham acesso a informações, vivam experiências e reflitam sobre elas.
Apresentar os conceitos relacionados com a pesquisa científica na área de Engenharia de Computação bem como a metodologia para a condução das atividades de pesquisa e os padrões e formatos para a produção dos resultados científicos.
- Apresentar conceitos fundamentais para fluidos em repouso e em movimento.
- Desenvolver as equações fundamentais da mecânica dos fluidos e suas aplicações em escoamentos.
- Possibilitar aos alunos realizar experiências com medição de grandezas básicas como pressão, velocidade e vazão em escoamento de fluidos.
Apresentar conceitos avançados de arquitetura de computadores e técnicas de projeto de elementos arquiteturais e processadores. Estudar os aspectos arquiteturais de suporte ao paralelismo em todas as suas formas, hierarquia de memórias avançadas, suporte ao sistema operacional, proteção de dados e virtualização. Entender e aplicar análise de desempenho, consumo de energia, custo e área.
Introduzir os conceitos básicos e as técnicas de análise e síntese de circuitos lógicos combinatórios, aplicados à solução de problemas da Engenharia de Computação. Apresentar os principais blocos funcionais básicos de circuitos digitais combinatórios, suas características e formas de utilização. Desenvolver pequenos projetos de circuitos digitais com base nesses blocos, introduzindo a metodologia de projeto estruturado. Estudo da linguagem de descrição de hardware (HDL) como uma ferramenta de descrição e simulação de circuitos e sistemas digitais.
Material de referência para a criação de conteúdo online para cursos de graduação e pós-graduações do departamento de Engenharia de Computação e Sistemas Digitais da Escola Politécnica da USP
    1 2
15 disciplinas relacionadas a esta profissão

 

Pró-Reitoria de Graduação
Telefone: +55 11 3091-9942