Carregando
Página inicial »Exatas » Engenharia Química

Engenharia Química

Há 118 vídeos disponíveis em 7 disciplinas desta profissão
7 disciplinas relacionadas a esta profissão

Disciplinas

Estudo dos mecanismos de transferência de massa e de seus modelos cinéticos. Aplicação em operações e processos de transferência de massa.
Dar ao futuro engenheiro os conceitos fundamentais relacionados ao escoamento de fluidos e desenvolver as equações de conservação de massa, energia e quantidade de movimento. Os conceitos e modelos matemáticos estudados servem de base para a compreensão dos processos produtivos que envolvam a transferência de fluidos e para as disciplinas de Operações Unitárias que estudam os princípios destas operações.
Apresentação e aplicação dos fundamentos teóricos das operações unitárias envolvendo transferência de calor e massa. Os tópicos abordados constituem aplicação prática dos conhecimentos desenvolvidos ao longo da disciplina fenômenos de transporte III e são de grande importância para estudos posteriores de processos químicos industriais.
O objetivo do curso é mostrar que as transformações químicas são promovidas pela existência de uma força motriz e são regidas por fenômenos dinâmicos. Para isso, preconiza-se a realização de experimentos que permitam ao aluno apreender os conceitos mais importantes para a análise das transformações químicas e físicas envolvidas. Busca-se a compreensão a) da diferença de potencial – térmico, mecânico ou químico – como força motriz para as transformações e b) dos mecanismos que definem suas velocidades.
Levar ao aluno uma visão relativamente aprofundada sobre a ciência dos polímeros. Apresentar os conceitos fundamentais, os mecanismos envolvidos nas sínteses dos polímeros, os diferentes processos de polimerização e finalmente as propriedades mais marcantes dos materiais obtidos. Mostrar para o aluno a importância do conhecimento destes materiais na sua carreira profissional.
Reconhecer as aplicações do fenômeno de transporte de quantidade de movimento em processos industriais. Discernir modelos rigorosos e simplificados. Comparar teoria e fatos. Reconhecer analogias. Interpretar resultados experimentais.
Estudo dos mecanismos de transferência de energia e de seus modelos cinéticos. Análise da modelagem e equacionamento de processos e equipamentos em que ocorram trocas térmicas.
7 disciplinas relacionadas a esta profissão

 

Pró-Reitoria de Graduação
Telefone: +55 11 3091-9942