Propiciar aos alunos capacidade e habilidades na análise e resolução de problemas de projeto de circuitos digitais e analógicos baseados em fundamentos de projeto de circuitos integrados totalmente personalizados (full custom).
Introdução às ciências cognitivas, e discussão deprincípios e técnicas para concepção e implantação de sistemas artificiais com um viés cognitivo. O curso apresenta uma linha complementar ao estudo oferecido em outras disciplinas da ênfase de Eletrônica e Sistemas, e particularmente da especialidade de Sistemas Inteligentes.
Objetivo: prover conceitos, técnicas e métodos para a compreensão da indústria do hardware sob a ótica de componentes, arquiteturas, sistemas e aplicações, de forma a permitir o desenvolvimento de uma visão crítica sobre o papel desta indústria no âmbito das aplicações e negócios.
Habilitar estudantes na adoção de fluxo de projeto de circuitos lógicos integrados a partir de linguagem de descrição de hardware VHDL-RTL, que descreve o comportamento do circuito no nível de transferência entre registradores (descrição de entrada dos modernos ambientes de síntese automática de circuitos integrados). Por meio do uso de ferramentas de síntese lógica e de leiaute, duas alternativas para a implementação destes circuitos são exploradas: por dispositivos programáveis em bancadas (FPGAs) e por circuitos integrados a serem fabricados (ASICs).
A disciplina apresenta os principais conceitos que fundamentam o projeto estruturado (projeto top-down) de sistemas digitais embarcados(embutidos) hardware-software (conhecidos pela sigla SoC, do inglês system-on-chip), com foco em uso de plataformas de desenvolvimento de hardware específico e de software. O aluno deve desenvolver o projeto de um sistema embarcado específico em uma plataforma de desenvolvimento de FPGAs.
Aprender técnicas de projeto de filtros digitais e exercitá-las na síntese de filtros com especificações usadas em aplicações de interesse prático. Introduzir técnicas de tratamento estatístico de incerteza (estimação, classificação de padrões, tratamento de ruído), com aplicações em codificação e reconhecimento de voz, implementação de algoritmos em aritmética de precisão finita, dentre outras.
Ensino teórico e prático de eletrônica básica. Introduzir o projeto de circuitos eletrônicos com dispositivos MOS e bipolares. Introduzir o amplificador operacional, suas características de operação e o projeto de circuitos analógicos. Familiarizar o aluno com a análise de circuitos eletrônicos integrados com transistores MOS e bipolares. Utilizar o programa SPICE para análise de circuitos.