Carregando
Página inicial »Exatas » Eng. Elétrica - Computação

Eng. Elétrica - Computação

Há 258 vídeos disponíveis em 15 disciplinas desta profissão
    1 2
15 disciplinas relacionadas a esta profissão

Disciplinas

Apresentar, dentro de uma abordagem "top-down", conceitos relacionados com os modernos sistemas de informação, dando ênfase às redes de computadores, protocolos de comunicação e aplicações distribuídas. Serão cobertos tópicos abrangentes, incluindo aplicações representativas, fundamentos da Internet e conceitos de interligação de computadores em redes locais e de longa distância.
Esta disciplina tem como objetivo apresentar os conceitos fundamentais de segurança em redes de computadores, com foco em algoritmos e protocolos criptográficos. São também abordados tópicos do estado da arte na área, com discussão dos temas de pesquisa dos alunos.
Familiarização com os conceitos de linguagens de programação de alto nível e seus processadores. Técnicas de especificação, projeto, simulação, análise e implementação de componentes de compiladores para linguagens de alto nível imperativas.
Familiarização com os conceitos de linguagens de programação de alto nível e seus processadores. Técnicas de especificação, projeto, simulação, análise e implementação de componentes de compiladores para linguagens de alto nível imperativas.
Dar ao aluno as bases conceituais e técnicas para compreender o funcionamento, utilizar, especificar e avaliar sistemas operacionais para uso nas diversas aplicações profissionais. Familiarização com a aplicação e com os diversos aspectos da implementação de sistemas operacionais. Atividades práticas, realizadas fora de classe, são essenciais à fixação dos conceitos (por exemplo, projetos envolvendo desenvolvimentos de simuladores ou de alterações no código de um sistema operacional moderno).
Familiarização com os conceitos de sistemas operacionais e seu relacionamento com o hardware, com o software básico, utilitários e com o usuário. Técnicas de projeto, simulação, análise e implementação de componentes de sistemas operacionais.
O curso apresenta a linguagem de descrição de hardware VHDL e explica como ela pode ser
utilizada para descrever circuitos digitais. A linguagem é explorada com aplicações do nível de
graduação, incluindo as descrições de blocos básicos combinatórios, como por exemplo
multiplexadores, decodificadores, circuitos aritméticos e lógicos, e blocos básicos sequenciais
como, por exemplo, máquinas de estados, registradores, contadores e memórias. Como
objetivo secundário, o curso mostra a utilização da linguagem VHDL para realizar simulações e
testes com o GHDL e com o ModelSIM, e síntese com o Intel Quartus, dois dos principais
programas utilizados para estas tarefas. Ao final do curso, espera-se que o aluno seja capaz de
descrever circuitos digitais simples e intermediários em VHDL, simula-los, testa-los e sintetiza-
los para dispositivos de prototipação do tipo FPGA.
Introduzir os conceitos de programação Orientada a Objetos e utilizá-los no desenvolvimento de uma aplicação em Engenharia Elétrica. A aplicação é desenvolvida de forma incremental, isto é, são agregadas novas funções a cada aula. Desenvolver a capacidade dos alunos para organização, construção, teste e depuração de programas.
Reforçar os conhecimentos desenvolvidos nas disciplinas teóricas de redes de computadores através de experimentos práticos de projetos sob este tema. As experiências abrangem atividades que incluem planejamento e configuração de rede, roteamento, redes sem fio e de sensores, qualidade de serviço, segurança de redes, redes definidas por software, instalação e configuração de serviços de rede e desenvolvimento de aplicações de redes.
    1 2
15 disciplinas relacionadas a esta profissão

 

Pró-Reitoria de Graduação
Telefone: +55 11 3091-9942