A literatura especializada em Ensino de Ciências aponta que conhecimentos sobre as ciências são fundamentais para uma formação crítica e uma Alfabetização Científica plena. Mesmo quando se trata da educação científica promovida pela escola básica, espera-se que os estudantes conheçam minimamente os processos de construção das ciências e que reflitam sobre as relações das ciências com a sociedade. Para que este projeto se consolide, torna-se necessário que futuros professores adquiriam uma formação sólida em Filosofia, História e Sociologia das Ciências. O objetivo central da disciplina é apresentar as principais corretes da epistemologia do século XX, debruçando-se em autores que produziram obras que buscaram analisar diferentes aspectos do conhecimento produzido pelas ciências da natureza.
Examinar modelos de racionalidade e sua aplicação a casos paradigmáticos de comportamento racional, tanto na vida social como na prática científica. Analisar criticamente o modelo clássico de crença ou decisão racional, baseado em regras metodológicas, e utilizar recursos da teoria dos jogos para compreender a natureza dos movimentos estratégicos e o processo de escolha social e científica.
Esta disciplina tem como objetivo analisar as principais caracterizações contemporâneas do realismo científico, considerar os argumentos favoráveis e contrários a tal concepção e avaliar as alternativas anti-realistas acerca da ciência.
Analisar algumas das principais concepções da ciência contemporânea e metodologias a elas associadas, tendo a racionalidade como tema organizador. Neste contexto, a primeira parte do curso examina a polêmica Popper-Kuhn em torno da concepção da ciência, começando com uma apresentação da concepção popperiana da racionalidade científica, seguida da crítica de Kuhn a esta concepção e aos modelos vigentes de racionalidade, com suas noções de incomensurabilidade e paradigma. Na segunda parte, analisam-se novas concepções da ciência de Lakatos e Laudan, propostas com o objetivo de resolver os problemas decorrentes da polêmica Popper-Kuhn.
Esta disciplina destina-se ao estudo de questões centrais da filosofia das ciências naturais na tradição analítica, abordando histórica e criticamente as concepções de cientistas-filósofos do final do século 19 e início do 20, o empirismo lógico do Círculo de Viena, o debate Popper-Kuhn e seus principais desdobramentos.