Carregando
Página inicial »Biológicas » Farmácia Bioquímica

Farmácia Bioquímica

Há 256 vídeos disponíveis em 37 disciplinas desta profissão
37 disciplinas relacionadas a esta profissão

Disciplinas

Capacitar os alunos a analisar criticamente os mecanismos de ação de fármacos fundamentado nos conceitos de farmacodinâmica e farmacocinética, dos grupos de fármacos abaixo relacionados
Desenvolver a habilidade de compreender conceitos e aplicar tecnologias empregadas no imunodiagnóstico de doenças humanas e capacitar o aluno a enfrentar e resolver problemas sobre avaliação do estado imunitário e sobre diagnóstico, prognóstico, avaliação de marcadores tumorais e transplantes, bem como o acompanhamento terapêutico de doenças infecciosas, autoimunes e imunodeficiências.
O presente módulo objetiva, juntamente com os outros módulos inseridos no
projeto INOVAÇÃO NO ENSINO DE PROCESSOS INDUSTRIAIS FARMACÊUTICOS E
BIOTECNOLÓGICOS NA ERA DA INDÚSTRIA 4.0: UMA ABORDAGEM MULTIDISCIPLINAR E
INTERINSTITUCIONAL, aprovado no âmbito do Programa de Consórcios Acadêmicos para a
Excelência do Ensino de Graduação – CAEG da Pró-Reitoria de Graduação da USP, a
oferecer conhecimentos técnico-científicos inter e multidisciplinares para propiciar uma
formação moderna do farmacêutico para que o mesmo possa acompanhar a evolução e
inovações no desenvolvimento e produção de medicamentos, principalmente os
biotecnológicos, bem como as exigências do mercado e dos órgãos regulatórios.
Especificamente, nesse módulo serão abordados conceitos e ferramentas empregados na
Indústria 4.0 em termos da melhoria da eficiência e produtividade dos processos e segundo
os novos padrões de exigências de qualidade das agências regulatórias. Os temas abordados
prepararão o estudante para cursar os módulos seguintes, onde tópicos mais aprofundados
serão abordados. Os docentes envolvidos são de diferentes cursos e Unidades da USP, com
diferentes formações e atuação em pesquisa nas áreas de abrangência da tecnologia de
produção de medicamentos, bioprocessos, vacinas, etc. Esta diversidade no corpo docente
vem ao encontro do Programa CAEG e proporcionará ao estudante conhecimentos amplos e
integrados no tema desta disciplina/módulo.
Desenvolver a habilidade de compreender e discutir conceitos de Fisiopatologia, Farmacologia, Química Farmacêutica de doenças inflamatórias e imunológicas; e capacitar o aluno a resolver problemas relacionados aos aspectos fisiopatológicos, e aos mecanismos de ação e relação estrutura-atividade dos principais fármacos utilizados no tratamento.
A Disciplina tem por objetivo estudar e discutir os métodos de preparação e caracterização de diferentes nanoestruturas que são aplicadas à área da saúde e cosmético. Neste contexto, serão apresentados conceitos fundamentais sobre nanotecnologia e sua relevância na indústria farmacêuticas e cosmética, os principais métodos de preparação de diferentes nanopartículas (nanopartículas poliméricas, lipídicas sólidas, lipossomas, micro e nanoemulsão, nanopartículas metálicas). Serão também abordados os conceitos de técnicas de caracterização de nanoestruturas. Além destes conceitos fundamentais, serão abordados as diferentes aplicações de nanoestrutura na área da saúde e em cosméticos como, por exemplo, delivery de fármacos, biofármacos, antioxidantes, diagnóstico e teranóstico.
A Disciplina de Nanotecnologia Farmacêutica tem por objetivo transmitir aos estudantes os fundamentos e os conceitos da Nanotecnologia de forma geral e abordar a sua aplicação na área da saúde. Além disso, transmitir conhecimento dos processos de produção e caracterização de nanoestruturas bem como suas avaliações em sistemas biológicos in vitro e in vivo.
Capacitar o aluno com conhecimentos teóricos e práticos na área de desenvolvimento, manipulação, produção industrial de medicamentos e cosméticos e controle de qualidade, para o exercício das atividades inerentes ao farmacêutico que englobam o planejamento e a elaboração de formas farmacêuticas e produtos cosméticos sólidos, líquidos dispersos, semissólidos, estéreis, além de sistemas de liberação de fármacos, dentre eles os nanoestruturados.
Fornecer aos estudantes base sólida, teórica e prática, para o entendimento de técnicas instrumentais amplamente utilizadas na área de Farmácia e Bioquímica.
Objetivos Específicos:
O módulo visa oferecer uma contribuição diferencial nas bases de conhecimento na área de análise instrumental, através dos conhecimentos das diferentes técnicas como: Absorciometria e Fluorimetria, Condutimetria, Eletroforese, Cromatografia, Eletroforese Capilar, Métodos eletroquímicos.
A disciplina visa situar o aluno quanto às suas atribuições e responsabilidades dentro de cada uma das etapas e ciclos da cadeia produtiva de medicamentos, permitindo entender o papel e o funcionamento da indústria farmacêutica, do mercado e do uso racional de medicamentos, integrando os conhecimentos adquiridos em sua grade curricular em torno do planejamento, gerenciamento e execução dos diversos modelos de projetos de produção de medicamentos.A disciplina visa situar o aluno quanto às suas atribuições e responsabilidades dentro de cada uma das etapas e ciclos da cadeia produtiva de medicamentos, permitindo entender o papel e o funcionamento da indústria farmacêutica, do mercado e do uso racional de medicamentos, integrando os conhecimentos adquiridos em sua grade curricular em torno do planejamento, gerenciamento e execução dos diversos modelos de projetos de produção de medicamentos.
37 disciplinas relacionadas a esta profissão

 

Superintendência de Tecnologia da Informação