Introduzir de forma unificada os métodos de lavra subterânea, discutindo parâmetros como forma, geometria e resistência mecânica do maciço na seleção do método.
Esta disciplina insere-se no programa de pós-graduação em Engenharia Mineral do Departamento de Engenharia de Minas e de Petróleo, com um enfoque direcionado aos problemas mineiros. Trata-se de reformatação de disciplina já ministrada em 7 anos sucessivos. A disciplina visa conceituar as classificações atuais de maciços rochosos e definir os modelos fundamentais que embasam suas aplicações. Analisá-las criticamente com relação a alguns autores clássicos e avaliar as possíveis extensões de aplicação para outros fins que não os originalmente previstos.
Introduzir noções de meio ambiente e sustentabilidade específicas do campo da mineração, objetivando que o aluno adquira uma visão panorâmica dos principais problemas socioambientais associados à mineração, de algumas soluções técnicas e das principais ferramentas de planejamento e gestão ambiental.
Aplicar os conceitos teóricos fundamentais de Ventilação em problemas práticos de ventilação de minas subterrâneas and projetos de ventilação utilizando ferramentas modernas e usadas na indústria
Introduzir de forma unificada os métodos de lavra subterrânea, discutindo parâmetros como forma, geometria e competência do maciço na seleção do método.
Propiciar compreensão integrada dos impactos ambientais e sociais de empreendimentos de mineração. Apresentar os principais instrumentos empregados no planejamento e na gestão ambiental de empreendimentos de mineração.