Carregando
Página inicial »Biológicas » Ciências Biológicas

Ciências Biológicas

Há 695 vídeos disponíveis em 68 disciplinas desta profissão
68 disciplinas relacionadas a esta profissão

Disciplinas

Geral: Dar aos alunos noções fundamentais sobre os aspectos gerais do metabolismo celular, seus mecanismos de regulação e bioenergética.
Específico: Desenvolver nos alunos a habilidade de interpretar, resolver exercícios, responder a questões, tirar conclusões e desenvolver atividade crítica que permita análise objetiva dos processos do metabolismo celular.
Apresentar e discutir acerca das bases neurais do medo e da ansiedade, através do aprofundamento dos conhecimentos em neuroanatomia e neurofisiologia, e da discussão do vasto material recente apresentados na literatura. Além disso, introduzir ao aluno de pós-graduação uma visão geral da utilização de modelos animais na elucidação das bases neurais dos transtornos psiquiátricos.
1) Desmistificar o ensino de Botânica por meio de uma abordagem atualizada e contextualizada;
2) Estimular professores da Educação Básica no desenvolvimento de diferentes estratégias didáticas nas suas atuações emsala de aula;
3) Discutir e refletir sobre o significado de aulas práticas no seu sentido amplo e sua aplicação
Introduzir os conceitos teóricos, os principais algoritmos e as aplicações de ferramentas computacionais para dados da biologia molecular, principalmente sequências de DNA e RNA. Visa tanto alunos com formação em biociências quanto alunos com formação em exatas.
Proporcionar aos estudantes os conhecimentos básicos na área de Genética relativa aos processos estudados em vários organismos e sob os aspectos molecular e cromossômico. Fornecer a formação básica ligada à Genética que permita o entendimento mais aprofundado dos processos biológicos ligados à herança e a relevância desses estudos para a sociedade.

Específicos:
Apresentar em detalhes os mecanismos moleculares de duplicação, transmissão e regulação da informação genética em eucariotos e procariotos. Revelar os aspectos básicos associados à genética de bactérias e vírus. Fornecer os fundamentos sobre o estudo dos cromossomos de diferentes organismos, as alterações cromossômicas em número e estrutura e sua importância no processo evolutivo dos vegetais e dos animais. Estudo das mutações e o significado destas para os organismos. Utilização de técnicas de análise cromossômica e a detecção de alterações cromossômicas e mutações gênicas, tanto espontâneas quanto induzidas por agentes químicos e físicos. Fornecer as bases moleculares das principais doenças genéticas na espécie humana.
Apresentar o contexto da origem do movimento que culminou na proposição do PhyloCode, e inserção das ideias centrais à Nomenclatura Filogenética na história das Ciências Biológicas; apresentar os tipos de definições de nomes de clados com base na Nomenclatura Filogenética, abordando suas vantagens em relação às definições tradicionais (lineanas); analisar os artigos que compõe o PhyloCode e as principais definições de nomes de clados presentes no Phylonyms, conduzindo discussões sobre suas aplicações práticas.
Proporcionar aos alunos o contato com aspectos bioquímicos das interações entre plantas e herbívoros.
Discutir a importância dessas relações em culturas de importância econômica.
Introduzir e trabalhar os conceitos básicos da química biológica referentes às origens da vida e às estruturas e propriedades das biomoléculas.
Como objetivos gerais do conteúdo de Psicofisiologia, apresentado no Curso de Aperfeiçoamento Tópicos em Psicobiologia, espera-se que o aluno possa compreender de forma interativa as bases biológicas do comportamento, em particular dos seres humanos.
1. Compreender a lógica ao utilizar a linguagem R
2. Criar e manipular banco de dados
3. Perfazer análises estatísticas utilizando a linguagem R
68 disciplinas relacionadas a esta profissão

 

Pró-Reitoria de Graduação
Telefone: +55 11 3091-9942