Iniciar os alunos em trabalhos gerais de laboratório e prepará-los para executar experiências nas diversas áreas da química. Transmitir aos alunos noções de segurança, de técnicas básicas de laboratório e de tratamento de dados experimentais.
Desenvolver habilidade de compreender conceitos de físico-química, e capacitar o aluno a enfrentar e resolver problemas relacionados com os sistemas físicos e químicos aplicados às Ciências Farmacêuticas.
Geral: Introduzir os conceitos básicos aplicados nas indústrias alimentícias. Específico: Oferecer aos alunos os conhecimentos sobre o processamento de matérias primas de origem vegetal e animal.
Geral: Formar um profissional que possa adequar, transformar e comercializar as matérias-primas agroindustriais, assim como aplicar os fundamentos de conservação para estender a vida útil destas matérias primas. Específico: O aluno deverá adquirir conhecimentos sobre a agroindústria, matérias primas agroindustriais os fundamentos dos métodos de conservação e processamento agroindustrial.
Apresentar uma visão geral da química dos elementos e de seus compostos buscando aprofundar conceitos fundamentais como propriedades atômicas, modelos de ligações químicas e equilíbrios químicos, enfatizando as correlações entre as propriedades físicas e químicas com os aspectos estruturais e de ligação.
Apresentar temas atuais de Química e Bioquímica aos estudantes da USP através de um programa de conferências de pesquisadores do Instituto de Química e outras Instituições. O objetivo é mostrar alguns temas de fronteira e o estudo da arte desta área do conhecimento, em seus aspectos básicos e aplicados, e dar aos alunos uma visão moderna, dinâmica, calcada na experiência científica dos seus docentes.
Dar aos estudantes noções básicas sobre os possíveis impactos ambientais das diversas substâncias classificadas como poluentes (aquáticos, atmosféricos e sólidos). As bases toxicológicas da ecotoxicologia. Fundamentos de ecotoxicologia.
Curso de difusão (divulgação científica) não-presencial, ministrado pelas docentes Profa. Dra. Janete Yariwake (IQSC-USP) e Profa. Dra. Renata Colombo (EACH-USP).
OBJETIVO GERAL DA DISCIPLINA: Apresentar perspectiva histórica, marcos regulatórios/legais e conhecimentos técnicos e científicos quanto às plantas medicinais. O curso é direcionado para alunos que tenham conhecimentos básicos preliminares em Química Orgânica e Química Analítica, pois o minicurso focalizará especialmente informações sobre Produtos Naturais bioativos de origem vegetal e sua análise química, dentro do contexto de agências regulatórias (p.ex. ANVISA).
Permitir que os alunos que atuam nas áreas de Físico-Química, Química Inorgânica, Química Analítica, Química de Materiais e Ciência e Engenharia de Materiais, se familiarizem com: a) os diversos sólidos inorgânicos de forma que possam classificá-los usando conceitos químicos universais, b) construam diagramas qualitativos de Estrutura de Bandas de Sólidos e de Densidade de Estados (DOS) para sólidos Elementares e Binários, c) sejam capazes de extrair da Estruturas de Bandas ou DOS publicadas de sólidos binários e ternários os parâmetros eletrônicos mais relevantes; c) tenham conhecimento das principais matérias-primas e dos principais métodos de síntese de sólidos, d) se familiarizem com o conceitos de sólidos lamelares e os processos de intercalação e de de-intercalação; e) adquiram conhecimentos introdutórios sobre o mercado de materiais vítreos, vitro-cerâmicos e cerâmicos; e) adquiram conhecimentos introdutórios na área de Nanotecnologia f) se familiarizem com o uso de métodos físicos de análise aplicados na caracterização óptica, estrutural e térmica de sólidos inorgânicos (híbridos, vidros, cerâmicas e vitrocerâmicas) e materiais híbridos.
Desenvolver habilidade de compreender conceitos de físico-química, e capacitar o aluno a enfrentar e resolver problemas relacionados com os sistemas físicos e químicos aplicados às Ciências Farmacêuticas.