Carregando
Página inicial »Biológicas » Odontologia

Odontologia

Há 376 vídeos disponíveis em 60 disciplinas desta profissão
60 disciplinas relacionadas a esta profissão

Disciplinas

Fornecimento de conhecimentos básicos sobre a Fisiologia Humana, necessários para a compreensão do funcionamento normal do corpo humano, assim como para a compreensão de mecanismos fisiopatológicos relacionados à Odontologia.
O objetivo dessa disciplina é propiciar ao aluno do Curso de Odontologia a desenvolver uma prática clinica baseada em evidências voltada para educação, prevenção e recuperação de saúde bucal em crianças. Alunos terão oportunidade de reabilitar morfológica e funcionalmente a cavidade bucal de pacientes infantis e colocar em prática os conhecimentos teóricos, laboratoriais e clínicos adquiridos na Disciplina de Odontopediatria (ODO500). Aulas teóricas complementares também serão ministradas.
Iniciar os alunos de graduação no conhecimento teórico e clínico relacionado à prática da Odontopediatria como disciplina integrante do papel formador do clínico geral. Enfatizar a Odontopediatria não somente como uma especialidade isolada, mas sim como uma necessidade para a promoção da saúde bucal da população. Destacar o papel da Odontologia Preventiva na infância, visando a obtenção da saúde bucal plena na idade adulta. Dar aos alunos a base teórica necessária para o desenvolvimento das atividades clínicas dentro do curso de graduação, bem como para a sua formação geral.
1. Discutir o estado da arte do método de elementos finitos em Odontologia, com ênfase nos temas relacionados aos projetos de pesquisa em andamento no grupo de pesquisa FinO - Finitos em Odontologia.
2. Discutir e difundir as pesquisas realizadas pelo grupo de pesquisa FinO.
3. Estimular o raciocínio lógico dos alunos de graduação e pós-graduação para a solução de problemas biomecânicos de interesse para a clínica odontológica.
4. Estimular a leitura crítica de artigos científicos, enfatizando a importância da leitura de gráficos e tabelas para uma maior autonomia do leitor em relação à interpretação dos dados.
5. Incentivar os estudantes a transpor a barreira natural de se expor em público, oferecendo treinamento para diferentes cenários de exposição científica, explorando diferentes estratégias para controlar a ansiedade e para captar a atenção do ouvinte.
6. Estimular a interação entre docentes com experiência em delinear e conduzir projetos científicos e docentes com experiência clínica
nas áreas de interesse ao grupo, para associar rigor científico e relevância clínica nos projetos de pesquisa.
Aplicar os conhecimentos mecânicos, biológicos e estéticos na execução de
restaurações indiretas. Desenvolver habilidades necessárias para diagnosticar e
indicar corretamente cada situação clínica, integrando conceitos com vistas à
promoção de saúde bucal.
1. Discutir o estado da arte do método de elementos finitos em Odontologia, com ênfase nos temas relacionados aos projetos de
pesquisa em andamento no grupo de pesquisa FinO - Finitos em Odontologia.
2. Discutir e difundir as pesquisas realizadas pelo grupo de pesquisa FinO.
3. Estimular o raciocínio lógico dos alunos de graduação e pós-graduação para a solução de problemas biomecânicos de interesse
para a clínica odontológica.
4. Estimular a leitura crítica de artigos científicos, enfatizando a importância da leitura de gráficos e tabelas para uma maior
autonomia do leitor em relação à interpretação dos dados.
5. Incentivar os estudantes a transpor a barreira natural de se expor em público, oferecendo treinamento para diferentes cenários de exposição científica, explorando diferentes estratégias para controlar a ansiedade e para captar a atenção do ouvinte.
6. Estimular a interação entre docentes com experiência em delinear e conduzir projetos científicos e docentes com experiência
clínica nas áreas de interesse ao grupo, para associar rigor científico e relevância clínica nos projetos de pesquisa.
Capacitar o acadêmico a realizar o exame e diagnóstico integrados, planejamento e execução do plano de tratamento relacionado aos procedimentos de adequação do meio bucal, discutindo e contemplando as soluções ideais e alternativas de tratamento, levando-se em consideração a realidade psicossocial e econômica do paciente, de modo a vivenciar a rotina da prática profissional.
A disciplina de Fisiologia Aplicada à Odontologia I tem como objetivo capacitar o aluno a relacionar os mecanismos fisiológicos de diferentes sistemas funcionais do organismo com o sistema estomatognático, principal área de atuação do cirurgião-dentista, considerando o ser humano como um todo.
O objetivo geral é preparar o aluno para diagnosticar e tratar casos em que há necessidade de prescrição terapêutica para controle da ansiedade odontológica, dor e edema resultante de procedimentos odontológicos e processos infecciosos odontogênicos.
60 disciplinas relacionadas a esta profissão

 

Superintendência de Tecnologia da Informação