Objetivo instrucional: capacitar os alunos a compreender os limites e pressupostos da Organização para diagnosticar e propor ações de melhorias para problemas de natureza administrativa, capturar os requisitos organizacionais para o desenvolvimento de sistemas de informação e modelar processos de negócio.
Objetivo de aprendizagem: ao final da disciplina o aluno deve ser capaz de compreender as variáveis de um problema de natureza administrativa, propor ações de melhoria, capturar os requisitos organizacionais para o desenvolvimento de sistemas de informação e modelar processos de negócio.
A proposta da disciplina é aprender a raciocinar sobre um problema de natureza administrativa utilizando os conceitos de modelagem de diferentes perspectivas teóricas. O objetivo dessa abordagem é que a pessoa seja capaz de identificar o método mais adequado para modelar um problema, em função do nível de decisão.
Os fundamentos da Administração visam apresentar a formação do pensamento administrativo, a partir de temas organizacionais relacionados a estrutura, decisão, tecnologia e comportamento. Discute-se o aspecto racional-legal, o processo administrativo baseado nas etapas de planejamento, organização, liderança e controle; e os tipos de dominação distinguem diferentes tipos de autoridade; a superconformidade; e, finalmente, o que seria uma Organização pós-burocrática.
As idéias fundadoras do projeto da Organização surgem com a definição da Organização Burocrática, como um modelo de compreensão da Organização como um sistema social. O princípio da racionalidade limitada delimita o processo decisório do administrador, a partir de seu conhecimento, crenças e interesse no assunto, de forma a buscar uma solução que satisfaz o problema. Os sistemas sociotécnicos propõem um modelo de análise de trabalho baseado nos conceitos de otimização conjunta de sistemas sociais com sistemas técnicos. A visão contingencial preconiza que não há uma teoria administrativa que possa ser aplicada indistintamente para todas as empresas, sugerindo que para cada empresa deve ser desenvolvido um projeto de Organização. Nesse contexto, observa-se que a modelagem pode ser uma vertente para implementar o projeto da Organização.
O problema de natureza administrativa necessita ser inserido em um contexto mais amplo, para que ele possa ser compreendido. Uma situação que se apresenta para no mundo real, normalmente, é um problema desestruturado, que necessita de um esforço para ser expresso de forma inteligível. O pensamento sistêmico vai permitir identificar os conceitos relevantes para que problema possa ser abordado através de um modelo conceitual que será comparado com a situação real expressa. A partir dessa comparação entre o pensamento sistêmico e o mundo real, identificam-se as mudanças possíveis e desejadas e propõem-se as ações para melhorar a situação expressa. Há, portanto, um diagnóstico necessário que parte de uma situação atual para propor uma situação futura desejada.
As ações de melhoria definem um foco, uma intenção e o usuário para o qual será desenvolvido o modelo de empresa. O modelo de empresa possui uma visão de alto nível, de caráter estratégico, que visa o desdobramento dos objetivos organizacionais em processos de negócio que são definidos e operacionalizados por atores e recursos e baseados em regras de negócio. O modelo de empresa faz a captura de requisitos organizacionais para o desenvolvimento de sistemas de informação.
Em uma visão mais direcionada para as questões operacionais, é possível compreender, documentar, modelar, analisar, simular e executar a empresa através dos processos de negócio, mudar continuamente os processos de negócio e os recursos envolvidos para melhoria de desempenho. Essa visão permite alinha processos operacionais de diferentes áreas, garantindo um foco maior e criação de valor por toda a cadeia de valor. A visão por processos de negócio alinha objetivos transversalmente a todos os departamentos.
A apresentação da proposta da disciplina correlaciona essas diferentes abordagens e utiliza projetos específicos para cada um dos módulos de forma a aplicar as técnicas e métodos pertinentes a cada abordagem respectivamente.
Objetivo instrucional: capacitar os alunos a compreender os limites e pressupostos da modelagem da Organização para diagnosticar e propor ações de melhorias para problemas de natureza administrativa e capturar os requisitos organizacionais para o desenvolvimento de sistemas de informação.
Objetivo de aprendizagem: ao final da disciplina o aluno deve ser capaz de compreender as variáveis de um problema de natureza administrativa, propor ações de melhoria e capturar os requisitos organizacionais para o desenvolvimento de sistemas de informação.
1. Conceituar empreendedorismo e sua evolução.
2. Conceituar as diferentes abordagens empreendedoras e suas aplicações.
3. Apresentar as principais iniciativas de estímulo e suporte ao empreendedorismo na USP.
4. Apresentar casos de sucesso de empreendedores da USP
5. Apresentar e aplicar métodos, técnicas e ferramentas para conceituar novos empreendimentos.
6. Apresentar resultados obtidos e promover o desenvolvimento de potenciais empreendedores
Apresentar os conceitos fundamentais da Termodinâmica e Transferência de Calor, enfatizando a aplicação no campo de Engenharia Mecânica e Industrial. Após o curso, o aluno deve ser capaz de usar os conhecimentos básicos e habilidades adquiridas na concepção, implementação e avaliação de novos produtos, sistemas ou serviços. O formato de apresentação do conteúdo e abordagem dos tópicos visa incentivar a autocrítica e o bom senso na prática da Engenharia.