Carregando
Página inicial »Biológicas » Ciências Biológicas

Ciências Biológicas

Há 648 vídeos disponíveis em 96 disciplinas desta profissão
96 disciplinas relacionadas a esta profissão

Disciplinas

Capacitar o aluno para a compreensão do princípio de homeostase e conceitos derivados (reostase reativa, reostase programada, alostase) e para a sua aplicação ao estudo de mecanismos e funções nos animais, em conjunto com o contexto evolutivo e o papel da seleção natural no processo de adaptação fisiológica.
Estabelecer o conceito de diversidade biológica, enfatizando o papel da evolução como geradora de diversidade e a diversidade como fonte da evolução. Discutir o papel dos fatores ambientais sobre as variações da biodiversidade em diferentes escalas espaciais e temporais. Promover a integração de conceitos evolutivos fundamentais para o estudo da diversidade e a sua relação com fatores bióticos e abióticos. Fomentar a reflexão sobre o papel do professor em sala de aula mediante a discussão das estratégias usadas na própria disciplina pelo corpo docente. Capacitar o aluno para algumas das abordagens usadas pelos biólogos em pesquisas de campo, fornecendo noções de seus princípios teóricos e fundamentos metodológicos por meio de uma saída a campo. Fundamentar o entendimento do papel do biólogo na sociedade.
Apresentar a diversidade de estruturas morfo-anatômicas das plantas associada aos processos metabólicos que em elas ocorrem, em nível molecular, celular, tecidual e do organismo, ao longo do ciclo de vida.
1. Apresentar e discutir de forma integrada à importância da biodiversidade de fungos para obtenção de bioprodutos de interesse em biotecnologia.
2. Introduzir conceitos de genética e metabolismo de fungos filamentosos.
3. Analisar e discutir os diversos produtos de interesse biotecnológico produzidos por fungos filamentosos.
4. Despertar no aluno raciocínio científico e crítico, capacitando-o a integrar e relacionar o conhecimento adquirido, com as demais disciplinas do programa de Biotecnologia.
Capacitar o aluno com os conhecimentos básicos e necessários para compreensão dos mecanismos moleculares dos constituintes celulares. Para tal, o aluno terá contato com os conceitos de química das biomoléculas (carboidratos, lipídeos, proteínas, aminoácidos, enzimas e vitaminas), princípios de bioenergética.
Identificar os principais vírus e microrganismos de importância biotecnológica. Determinar os fatores da interação patógeno-hospedeiro, importantes na patogenicidade e virulência. Apresentar os mecanismos de resistência e imunidade
Apresentar um panorama amplo da diversidade de estruturas das plantas associado aos processos e mecanismos de seu funcionamento, em nível celular, molecular, tecidual e do organismo, ao longo do ciclo de vida.
• Capacitar o aluno à reflexão crítica e ao conhecimento do comportamento metabólico e nutricional nos fenômenos decorrentes da atividade física;
• Capacitar o aluno para elaborar e executar propostas em grupos e atividades multidisciplinares.
Subsidiar o aluno na reflexão sobre as necessidades e os desafios da realidade escolar, aproximando-o de referenciais teóricos sobre educação científica e promovendo sua formação a partir de discussões sobre as relações entre teorias pedagógicas e realidade escolar. Oportunizar experiências de estágio supervisionado em instituições públicas da educação básica em que há a possibilidade de planejamento, discussão, aplicação e avaliação de sequências didáticas investigativas (para isso, o licenciando precisa disponibilizar 4 horas presenciais por semana para as aulas da disciplina, mais 4 horas semanais para a realização de estágio em escola de educação básica ao longo do semestre, além de aproximadamente 2,5 horas semanais para a realização de leituras e atividades extraclasse).
96 disciplinas relacionadas a esta profissão

 

Superintendência de Tecnologia da Informação