Apresentar aos alunos de oceanografia os principais sistemas de classificação biológica e conceitos básicos de sistemática filogenética. Apresentar e discutir os fundamentos da biogeografia marinha, envolvendo os principais padrões e processos envolvidos na distribuição dos organismos marinhos.
O objetivo é que os estudantes cheguem ao final da disciplina com uma boa base de conhecimento sobre o grupo-alvo de vertebrados estudado, e com uma visão integrada e crítica sobre estratégias para conservação dos estoques populacionais de mamíferos aquáticos.
O objetivo desta disciplina é a realização de trabalho de pesquisa experimental ou teórica ( excetuando-se as de rotinas) em tópicos relacionados à Oceanografia, em seus diversos campos de atuação, a fim de proporcionar ao aluno, melhor qualificação para o trabalho profissional.
Oferecer aos alunos uma base de informação sobre aspectos envolvendo origem e evolução, morfologia funcional, fisiologia comparada, diversidade biológica e biogeografia dos principais grupos de vertebrados marinhos viventes.
Esta disciplina visa fornecer uma introdução ao ambiente marinho de mar profundo, seus principais hábitats e organismos, bem como, as adaptações biológicas nele existentes.
A disciplina objetiva dar conhecimento básico sobre os principais filos invertebrados marinhos, tanto em termos morfológicos quanto funcionais e de adaptações ao meio marinho.