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[FLT0324-4] Literatura Comparada II

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Nesta aula, iremos introduzir o tema do nosso curso comentando esse relato hebraico da criação do mundo, tendo em vista refletir sobre alguns aspectos temporais nele inscritos. Iremos comentar duas diferentes traduções e pensar sobre as singularidades dos dois relatos da criação que se seguem no Gênesis. O aluno pode acompanhar nossa leitura com os textos colocados no moodle.
Nesta aula, introduzimos o tema dos videntes e profetas da Antiguidade, através de exemplos sobretudo gregos e escandinavos.
Nesta primeira parte da aula, continuo a abordar a forma como povos antigos concebiam a temporalidade e o destino, retomando brevemente os gregos e depois introduzindo os profetas bíblicos.
Este vídeo é a segunda parte da aula que trata das profecias, agora comentando o profeta Isaías e, a seguir, aspectos do Apocalipse.
A gravação propõe-se a analisar o conto "Vanka", de Anton Tchekhov, destacando especialmente as particularidades do foco narrativo, das diferentes temporalidades e de suas articulações com o espaço.
Em continuidade à gravação anterior, esta parte segue propondo-se a analisar o conto "Vanka", de Anton Tchekhov, destacando especialmente as particularidades do foco narrativo, das diferentes temporalidades e de suas articulações com o espaço.
Nesta aula, trataremos do tema do tempo para o escritor argentino Jorge Luis Borges e analisaremos o conto "O jardim das veredas que se bifurcam" (Ficções, 1944).
Este vídeo foi gravado pelo professor Sidnei José Casetto, docente de Psicologia da Unifesp. Nele, o pesquisador explica as principais ideias de Freud sobre a temporalidade, em seus vários aspectos.
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