Carregando
Página inicial »Exatas » Engenharia Metalúrgica » [PMT3306-1] Mecânica dos Materiais

[PMT3306-1] Mecânica dos Materiais

Ordenar por:    Aula   |   Título   |   Por data (mais novo ao mais antigo)
    1 2
19 vídeos disponíveis nesta disciplina

Vídeos

Aula introdutória em que as regras da disciplina sao discutidas, a aula termina com um exercício de brainstorming para resgatar conhecimentos que os alunos já tem de mecânica dos sólidos, para dar inicio as próximas aulas.
A aula descreve a construção e o uso de circulos de Mohr usando exercicos de uma lista para exemplificar as duas coisas.
aula número 02 da disciplina PMT 3306 (mecânica dos materiais) , realizada no dia 20 de agosto de 2020
A primeira aula do modulo "elasticidade" trata do caso isotropico, em que as propriedades elasticas sao definidas a partir de duas constantes (modulo de Young e coeficiente de Poisson, por exemplo). As equacoes basicas da elasticidade sao construidas passo a passo, levando a definicao formal das euquacoes gerais da elasticidade, tambem conhecidas como "lei de Hooke generalizada" . Os modulos sao discutidos e outros modulos sao construidos , por fim a aula termina discutindo as restricoes a deformacao de um jeito mais concreto.
Primeira aula do modulo de concentradores de tensão, Nesse momento se introduz a noção de que os estados de tensão e de deformação, antes assumidamente homogêneos, sao na maior parte dos casos dependentes da posição no sólido, o fator de concentração de tensão e introduzido e, seguindo a lógica cronológica, os primórdios da Mecânica da fratura Linear Elástica sao introduzidos pelos trabalhos de Inglis e de Griffith.
Segunda aula do modulo "Elasticidade", partimos da representação matricial das constantes elásticas para introduzir as constantes elásticas anisotropicas características de sistemas cristalinos e de processamento.
Aula sobre Mecanica da Fratura Linear Elastica, descrevendo tambem alguns principios de integraidade estrutural e a distribuicao de Weibull.
A aula introduz conceitos básicos de plansticidade, usando o ensaio de tração e a curva tensão -deformação como guias. Na versão presencial essa aula é desenvolvida em laboratório, mas na atual condição da pandemia a parcela de laboratório foi substituida por um video.
A aula trata dos ensaios de estampabilidadade, como uma aplicacao da plasticidade multiaxial, Os principais parametros de ensaios de tracao voltados para chapas de estampagem sao introduzidos, assim como os ensaios simulativos. A aula termina com uma explancacao sobre a Curva Limite de Conformacao e suas limitacoes.
Nessa aula discutimos os fundamentos da teoria da plasticidade em solicitações multiaxiais, em contraposição as definições usuais baseadas em carregamentos uniaxiais, começamos introduzindo a necessidade do conceito de tensão equivalente e discutimos os principais critérios de escoamento, generalizamos a ideia para critérios de falha e incluímos critérios de falha dedicados a materiais frágeis.
    1 2
19 vídeos disponíveis nesta disciplina

 

Pró-Reitoria de Graduação
Telefone: +55 11 3091-9942