Carregando
Página inicial »Exatas » Engenharia Ambiental » [PMI3401-1] Avaliação de Impactos Ambientais

[PMI3401-1] Avaliação de Impactos Ambientais

Ordenar por:    Aula   |   Título   |   Por data (mais novo ao mais antigo)
24 vídeos disponíveis nesta disciplina

Vídeos

Primeiro vídeo da primeira aula da disciplina PMI-3401 Avaliação de Impactos Ambientais. Apresenta o conceito de impacto ambiental, diferenciando-o do conceito de poluição e introduzindo o conceito de indicador de impacto, com ajuda de exemplos.
Segundo vídeo da primeira aula da disciplina PMI-3401 Avaliação de Impactos Ambientais. Explica o conceito de impacto ambiental como modificação de processos naturais e sociais causada por ação humana e introduz a noção de impacto direto, indireto e cumulativo.
Terceiro vídeo da primeira aula da disciplina PMI-3401 Avaliação de Impactos Ambientais. Introduz a noção de aspecto ambiental, como conceito auxiliar para compreensão do conceito de impacto ambiental. Define avaliação de impacto ambiental, suas diversas aplicações e especializações e destaca seu papel em relação ao desenvolvimento sustentável.
Primeiro vídeo da segunda aula da disciplina PMI-3401 Avaliação de Impactos Ambientais. Apresenta as origens da avaliação de impacto e destaca a inovação representada pela lei americana de 1969 com sua função de proteção da qualidade do ambiente humano para as presentes e as futuras gerações. Pontos relevantes da National Environmental Policy Act são destacados.
Segundo vídeo da segunda aula da disciplina PMI-3401 Avaliação de Impactos Ambientais. Descreve sua difusão, a partir de sua origem nos Estados Unidos, para vários países, o papel da cooperação para o desenvolvimento e dos bancos multilaterais de desenvolvimento, em particular o Banco Mundial, pressionado por organizações não governamentais e por governos dos principais acionistas. A criação de um Departamento de Meio Ambiente, em 1989 e da primeira diretriz sobre avaliação ambiental, assim como as políticas de salvaguardas e o novo Marco Ambiental e Social de 2018 são comentados. Tratados internacionais, em particular a Convenção da Diversidade Biológica também foram importantes para a difusão da avaliação de impactos.
Terceiro vídeo da segunda aula da disciplina PMI-3401 Avaliação de Impactos Ambientais. Apresenta seu uso por organizações privadas e por instituições financeiras, como aquelas que aderiram aos Princípios do Equador, e introduz os Padrões de Desempenho de Sustentabilidade Socioambiental da Corporação Financeira Internacional (IFC). A apresentação destaca a evolução da avaliação de impactos ao longo de 50 anos.
Primeiro vídeo da terceira aula da disciplina PMI-3401 Avaliação de Impactos Ambientais. Apresenta o conceito de processo de avaliação de impacto ambiental e um apanhado geral sobre seus principais componentes: triagem, determinação do escopo, preparação do estudo de impacto ambiental, análise técnica, consulta pública, tomada de decisão e acompanhamento. Detalha a etapa de triagem, mostrando como se pode responder à pergunta “A proposta pode causar impactos significativos?”, o que determina o potencial de impactos e quais são as abordagens práticas usadas em diferentes jurisdições para classificar um projeto quanto ao seu potencial de impactos e determinar a necessidade de preparação de um estudo de impacto ambiental ou de outra modalidade de estudo ambiental.
Segundo vídeo da terceira aula da disciplina PMI-3401 Avaliação de Impactos Ambientais. Detalha a etapa de triagem do processo de avaliação de impacto ambiental, mostrando como se pode responder à pergunta “A proposta pode causar impactos significativos?”, considerando os dois grupos de variáveis que determinam o potencial de impactos de um projeto. Apresentam-se também as abordagens práticas usadas em diferentes jurisdições para classificar um projeto quanto ao seu potencial de impactos e determinar a necessidade de preparação de um estudo de impacto ambiental ou de outra modalidade de estudo ambiental.
Terceiro vídeo da terceira aula da disciplina PMI-3401 Avaliação de Impactos Ambientais. Explica os principais componentes da análise detalhada de um projeto – determinação do escopo, preparação do EIA, análise técnica e consulta pública – e apresenta a etapa de acompanhamento (pós-aprovação ou pós-licenciamento). Os objetivos de aprendizagem acerca do tema ‘Processo de Avaliação de Impacto Ambiental’ são explicitados.
Primeiro vídeo da quinta aula da disciplina PMI-3401 Avaliação de Impactos Ambientais. Introduz o tema da definição do escopo de um estudo de impacto ambiental, traça suas origens nos primeiros anos de prática como uma necessidade de calibrar os estudos para impactos potencialmente significativos, conceitua essa etapa do processo de avaliação de impacto e apresenta definições.
24 vídeos disponíveis nesta disciplina

 

Pró-Reitoria de Graduação
Telefone: +55 11 3091-9942