Carregando
Página inicial »Humanas » Letras » [FLC1256-4] Literatura Latina: Historiografia ou Retórica/Oratória

[FLC1256-4] Literatura Latina: Historiografia ou Retórica/Oratória

Ordenar por:    Aula   |   Título   |   Por data (mais novo ao mais antigo)
    1 2
12 vídeos disponíveis nesta disciplina

Vídeos

Preceitos da retórica clássica greco-romana; técnicas do discurso; análise e confrontação de trechos de discursos de Caio Graco, de Cícero e de Catão o Antigo.
Pontos principais do tratado ciceroniano "De Oratore" livros II e III; o ideal do orador: ensinasr, deleitar, comover; a base de formação do orador: "!eloquentia" mais "sapientia".
Preceitos aristotélicos em manuais de retórica da Roma antiga; o livro Retórica a Herênio, de autor desconhecido; os tratados de Cícero; a obra de Quintiliano.
As três formas de discurso definidas por Aristóteles; o "ethos" e o "pathos" e o "logos" para exercer influência sobre o auditório; as partes tradicionais do discurso clássico.
Os meios de persuasão do auditório indicados por Aristóteles e seguidos por Cícero; dez questões como roteiro de leitura do discurso jurídico Pro Archia.
Após a época de Cícero, o período imperial; diminuição da fforça política do senado romano e consequente decadência da oratória; edição da obra de Quintiliano.
Elementos retóricos do discurso judiciário Pro Archia; idem da arenga política Philippica Secunda; roteiro de leitura dessas obras.
Comentário geral da Filípica II de Cícero; comparação entre as Filípicas de Demóstenes e as Filípicas de Cícero; generalidades sobre a técnica grega da arte retórica.
Generalidades sobre os roteiros em exeocução; continuação dos estudos oratórios no período imperial; comentários finais sobre a obra de Quintiliano.
Técnicas para captar a boa vontade do auditório; a teoria do riso no discurso; exemplos na oratória romana de Cícero.
    1 2
12 vídeos disponíveis nesta disciplina

 

Pró-Reitoria de Graduação
Telefone: +55 11 3091-9942