Carregando
Página inicial »Humanas » Pedagogia » [ 2261-1] Educação Especial / Inclusiva e Epilepsia: Possibilidades, Avanços , Desafios

[ 2261-1] Educação Especial / Inclusiva e Epilepsia: Possibilidades, Avanços , Desafios

Ordenar por:    Aula   |   Título   |   Por data (mais novo ao mais antigo)
    1 2
15 vídeos disponíveis nesta disciplina

Vídeos

Educação Especial / Inclusiva e Epilepsia: Possibilidades, Avanços, Desafios - Apresentação
Retomar pontos sobre ética e valores, estudados nos dois primeiros módulos. A meta será direcionar a discussão desses pontos considerando-os em relação à formação e valores dos professores.
Definir “alunos com necessidades educacionais especiais”. Afunilar esse grupo em função de especificidades relacionadas ao campo da saúde – as deficiências, os transtornos e as síndromes.
Discutir dificuldades de ação propostas pela constituição, LDB e outros, em função dos próprios valores, sentimentos e preconceitos.
Apresentar práticas e discursos construídos histórico-socialmente relacionados à Educação Especial e Inclusiva, frutos de movimentos sociais.
Referências legais, que não só colocam em pauta a questão da inclusão enquanto direito, como instrumentaliza as escolas e os professores para receber e trabalhar com alunos com deficiências.
Estruturação dos serviços: escola especial, escola regular, sala de recursos, classe especial e AEE, dentre outros
Dados da educação especial e inclusiva no Brasil, segundo o MEC. Ainda, segundo pesquisas, mostrando os avanços e limites do processo.
Apresentação de pesquisa que evidencia e discute as múltiplas e conturbadas trajetórias de pessoas com necessidades especiais, que culminam na busca pela Educação de Jovens e Adultos.
A questão ética, os valores e os preconceitos: relação professor e aluno e o estigma
    1 2
15 vídeos disponíveis nesta disciplina

 

Superintendência de Tecnologia da Informação