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[PLC0604-1] Educação Especial em LIBRAS

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Nesta disciplina pretendo apresentar uma base teórica que dialoga com a realidade em sala de aula, atualmente todos os alunos tem o direito de participar ativamente em classes comuns, muitos ou alguns de vocês já se depararam com alunos com deficiência em sala. Enquanto professores vocês precisam saber qual é o público-alvo da educação especial, e principalmente compreender que a prática pedagógica precisa ser modificada para atender a demandas que irão favorecer não apenas aos alunos com deficiência, mas a todos os alunos. A nossa escola precisa aprender a valorizar e ensinar a todos, estar preparada para lidar com a diversidade, não considerar esta questão um problema, mas uma possibilidade de aprender diferentes formas de ensinar.
Nossa primeira aula pretende despertar o interesse para a questão: como se relacionam a educação e saúde e qual a importancia disso para o trabalho em sala de aula. Irei apresentar diálogos possíveis entre as áreas da educação e saúde, tendo a clareza de que a área da saúde nos auxilia a compreender as condições biológicas do aluno, mas que não define as limitações de aprendizagem ou habilidades deste aluno. As possibilidades de aprendizagem dependem das condições oferecidas pela sociedade - escola e pela família. A partir do conhecimento de quais as demandas das diferentes deficiências o professor poderá construir uma prática pedagógica mais eficiente diante da diversidade encontrada na escola.
Nesta aula você conhecerá alguns dos fundamentos da Educação Especial, discutirão sobre os diferentes conceitos que a regeram em nosso pais, mas para compreender a proposta atual é preciso conhecer as bases legais internacionais que consolidam a educação inclusiva como perspectiva para o ensino na educação especial.
Nesta aula você irá conhecer alguns documentos legais internacionais que possibilitaram ou exigiram a consolidação de uma política de educação especial na perspectiva da educação inclusiva.
Nesta aula você entrará em contato com seis documentos legais centrais para a consolidação da Educação Especial. Leia cada um deles com bastante cuidado e atenção. Conhecer as bases legais da educação é uma necessidade para um professor responsável e consciente de sua responsabilidade. Além disso, irei apresentar um panorama legal para a consolidação da Educação Especial e conhecimentos basilares para a compreensão das relações instituídas na escola com relação ao público-alvo da educação especial.
Nesta aula você conhecerá a proposta do atendimento educacional especializado como apoio para o processo de escolarização de alunos público-alvo da educação especial. São apresentadas algumas definições a respeito das deficiências, transtornos globais de desenvolvimento e altas habilidades/superdotação e alguns destaques do atendimento educacional especializado em cada uma delas.
Nesta aula você conhecerá o Ensino Colaborativo com o trabalho em conjunto do professor da classe comum e do professor da educação especial. Verá também, algumas reflexões a respeito de ações dentro de sala aula para beneficiar a aprendizagem de todos os alunos.
Nesta aula você conhecerá um pouco da história da educação de surdos e os principais modelos de ensino, com destaque para as bases legais para o reconhecimento da língua brasileira de sinais (LIBRAS). Destacaremos também, sobre a importância da LIBRAS no dia-a-dia de professores do Ensino Fundamental II e Ensino Médio.
Nesta aula você conhecerá a proposta e os desafios da educação bilíngue para surdos, partindo da importância da aquisição da Libras como língua natural e do português como segunda língua em sua modalidade escrita.
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