Carregando
Página inicial »Biológicas » Educação Física » [EFB0105-2] Fisiologia da Atividade Motora I

[EFB0105-2] Fisiologia da Atividade Motora I

Ordenar por:    Aula   |   Título   |   Por data (mais novo ao mais antigo)
32 vídeos disponíveis nesta disciplina

Vídeos

Nesse vídeo, abordaremos a diferença entre hiperplasia e hipertrofia e a relação com o aumento de massa muscular no treinamento de força . Falaremos mais da hiperplasia e no vídeo que virá a seguir, falaremos mais sobre a hipertrofia.
O video apresenta como realizar a medida auscultatória da pressão arterial utilizando esfigmomanômetro aneroide e estetoscópio.
Nessa videoaula faremos uma breve revisão sobre os componentes do sistema cardiovascular e sua função.
Nesse vídeo o doutorando Guilherme Telles explica o treinamento funcional e principalmente o treinamento com o uso de implementos que geram instabilidade, levando a adaptações neuromusculares. Mostrará os trabalhos de seu grupo de pesquisa em que utilizam esse treino para melhorar a coordenação e força na doença de Parkinson. O Guilherme Telles tem se dedicado à divulgação científica na área de Educação Física e Esporte. Instagram: @_canaldogui Youtube: Canal do Gui - https://www.youtube.com/channel/UCWl4fvMoqnX1KgpDAqnFVoA/featured
Nessa videoaula, será discutido o conceito de flexibilidade, as técnicas usadas para melhora da flexibilidade e as adaptações fisiológicas ao treino para melhora da flexibilidade.
Nesta videoaula, discorreremos sobre as respostas cardiovasculares a uma única sessão de exercício físico aeróbio. Discutiremos as respostas da pressão arterial e frequência cardíaca em função da duração, intensidade e massa muscular envolvida no exercício. Faremos um demonstração de aula prática com coleta de dados para discussão.
Nessa videoaula discorreremos sobre as adaptações cardiovasculares após o treinamento físico aeróbio. Primeiro abordaremos as adaptações que ocorrem em repouso como a bradicardia sinusal e morfofuncionais do ventrículo esquerdo. Em seguida, discorreremos sobre as respostas cardiovasculares durante o exercício físico comparando indivíduos sedentários e treinados na mesma carga absoluta.
Essa aula justifica, descreve a aplica os procedimentos de triagem cardiovascular para a prática de atividades físicas. As orientações se baseiam na diretrizes do Colégio Americano de Medicina do Esporte de 2006.
Esse video apresenta uma simulação de uma triagem de risco cardiovascular para a prática de exercícios físicos seguindo com adaptações as recomendações das Diretrizes do American College of Sports Medicine (ACSM) de 2006.
Nesse vídeo, em um breve histórico, abordamos a classificação dos tipos de fibras no músculo esquelético com os avanços tecnológicos que propiciaram avanços científicos em relação ao papel do músculo e das fibras musculares para as adaptações musculares a diferentes tipos de treinamento físico.
32 vídeos disponíveis nesta disciplina

 

Pró-Reitoria de Graduação
Telefone: +55 11 3091-9942