Carregando
Página inicial »Biológicas » Psicologia » [5940624-1] Metodologias de Pesquisa em Psicologia

[5940624-1] Metodologias de Pesquisa em Psicologia

Ordenar por:    Aula   |   Título   |   Por data (mais novo ao mais antigo)
22 vídeos disponíveis nesta disciplina

Vídeos

O vídeo apresenta o ponto de partida para a realização de um projeto de pesquisa. São discutidos o problema de pesquisa, o método e a relevância de um projeto.
Este vídeo é a primeira parte de uma aula sobre as principais características do método científico. Discute o caráter empírico do método científico, sua preocupação com a clareza e operacionalização de conceitos e construtos, e sobre o cuidado com instrumentos e medidas.
Nesta segunda parte da aula discutimos o que são variáveis e a necessidade de descrevê-las de forma clara e objetiva em um projeto. Também discutimos os quatro objetivos da ciência (descrição, previsão, explicação e aplicação) e diferenciamos brevemente a pesquisa básica da pesquisa aplicada.
Esta aula é a primeira de 4 aulas que abordam a metodologia observacional em Psicologia. Tem por objetivo discutir a diferença entre a observação casual e a observação científica, bem como alguns tipos de amostragem para estudos observacionais.
Esta aula tem por objetivo discutir os métodos de observação diretos e indiretos. Nos métodos diretos, discute-se a observação naturalística, a observação participante, a observação estruturada e os experimentos de campo. Entre os métodos indiretos discute-se aqueles a partir de traços e de registros arquivísticos.
Nesta aula discutimos a formulação de categorias comportamentais e os tipos de registro categorizado: registro de eventos, registro de duração e registro por amostragem de tempo (intervalos). Também discutimos o cálculo de concordância entre observadores.
Nesta aula são discutidos os registros abrangentes e selecionados do comportamento. Além disso, são discutidos exemplos de escalas de medida nominal, ordinal, intervalar e de razão na pesquisa observacional.
Nessa aula são discutidas diferentes formas de avaliar dados obtidos a partir da observação e algumas limitações do método.
Esse vídeo é a apresentação da pesquisa de mestrado desenvolvida pela doutoranda Claudia Daiane Bettio durante o seu mestrado. O título da pesquisa é "Ensino de repertório verbal na educação infantil: um estudo observacional".
Essa aula introduz o aluno aos delineamentos experimentais, suas principais características e sua utilidade.
22 vídeos disponíveis nesta disciplina

 

Superintendência de Tecnologia da Informação