Esta aula (em 3 partes) contempla a abordagem farmacológica de uma das especialidades da Fisioterapia, que é o atendimento em UTI. Coletam-se 14 condições em que há necessidade desse atendimento. Em cada caso, citam-se os fármacos indicados por consenso médico, discutindo-se a farmacodinâmica e as propriedades farmacológicas quando um fármaco citado não tenha sido estudado em aulas anteriores. Neste segmento discutem-se analgesia/sedação, angina instável, asma grave, bloqueio da JNM e bradiarritmias.
Esta aula (primeira parte de "farmacocinética") conceitua e explica as vias de administração e faz uma revisão ampla sobre os mecanismos de absorção de fármacos. Os fatores interferentes também são discutidos (lipossolubilidade, fatores biofarmacêuticos, pKa e natureza do fármaco, pH do meio, lei de Fick).
Neste segmento discute-se a farmacodinâmica e as propriedades farmacológicas quando um fármaco citado não tenha sido estudado em aulas anteriores, envolvendo o manuseio em UTI de: choque cardiogênico, edema agudo de pulmão, estado de mal epiléptico, fibrilações e infarto agudo do miocárdio.
Neste segmento discute-se a farmacodinâmica e as propriedades farmacológicas quando um fármaco citado não tenha sido estudado em aulas anteriores, envolvendo o manuseio em UTI de: infecções sanguíneas relacionadas a catéteres, insuficiência respiratória aguda, leptospirose e síndromes aspirativas. No final apresenta-se uma lista de questões orientadoras de estudo.