Referentes à ação docente: 1. Situar a avaliação de indivíduos e família no Processo de Enfermagem. 2. Introduzir as bases teóricas e conceituais do processo de avaliação de indivíduos e famílias. 3. Proporcionar o ensino de conteúdos e o desenvolvimento de habilidades necessários à avaliação da criança, do adulto, do idoso e da família. 4. Promover situações para o uso de diferentes métodos e instrumentos de avaliações de indivíduos e famílias. 5. Estimular o aluno para interpretar os dados obtidos. 6. Orientar o estudante a gerar hipóteses diagnósticas de enfermagem a partir dos dados obtidos; 7. Auxiliar o estudante a lidar com a incerteza do raciocínio clínico; 8. Incentivar o estudante a refletir sobre os processos de pensamento que aplica ao interpretar dados; 9. Respeitar o momento de aprendizagem do estudante, reconhecendo suas potencialidades e dificuldades. 10. Discutir o papel do enfermeiro na avaliação de indivíduos e famílias. 11. Estimular o aluno a desenvolver competência técnica e científica na avaliação de indivíduos e famílias. 12. Proporcionar o desenvolvimento de atitude ética e de responsabilidade no desempenho das atividades de avaliação de indivíduos e família. 13. Promover a reflexão sobre os componentes cognitivos, relacionais e atitudinais envolvidos na realização das atividades de avaliação de indivíduos e famílias. Referente à ação discente: 1. Reconhecer a avaliação de indivíduos e família como etapa do Processo de Enfermagem. 2. Discorrer sobre a finalidade da avaliação de indivíduos e de famílias; 3. Conhecer as bases teóricas e metodológicas do processo de avaliação de indivíduos e famílias. 4. Demonstrar destreza na aplicação de técnicas de obtenção de dados de indivíduos e famílias; 5. Interagir com crianças, adultos, idosos e famílias para obter dados pertinentes ao processo saúde-doença que sejam confiáveis, válidos e relevantes para o cuidado de enfermagem; 6. Exercitar o raciocínio clínico para propor hipóteses diagnósticas de enfermagem a partir dos dados obtidos. 7. Identificar estratégias de pensamento que usa para interpretar dados pertinentes ao processo saúde-doença; 8. Identificar o papel do enfermeiro na avaliação de indivíduos e famílias. 9. Mostrar comportamentos compatíveis com atitude ética e de responsabilidade no desempenho das atividades de avaliação de indivíduos e família. 10. Discutir sobre os componentes cognitivos, relacionais e atitudinais envolvidos na realização das atividades de avaliação de indivíduos e famílias. Referentes ao conteúdo: 1. Contextualizar a avaliação no processo de enfermagem. 2. Desenvolver conhecimentos e habilidades necessários à avaliação de indivíduos e famílias. 3. Enfocar as peculiaridades da avaliação de crianças com base nas características do crescimento e desenvolvimento. 4. Enfocar as peculiaridades da avaliação de adultos com base nos domínios funcional, fisiológico e psicossocial relevantes aos contextos situacionais do processo saúde-doença; 5. Enfocar as peculiaridades da avaliação de idosos com base nos conceitos de senescência e senilidade; 6. Enfocar as peculiaridade da avaliação de famílias com base nas dimensões estrutural, funcional e de desenvolvimento.
Vídeo aula 1- Exame físico da criança I
Elaine Buchhorn Cintra Damião e Elaine Buchhorn Cintra Damião