Carregando
Página inicial »Humanas » Pedagogia » [ 2252-1] Educação e Construção de Valores

[ 2252-1] Educação e Construção de Valores

Ordenar por:    Aula   |   Título   |   Por data (mais novo ao mais antigo)
    1 2
14 vídeos disponíveis nesta disciplina

Vídeos

Apresentamos, nesta vídeo-aula, a perspectiva da afetividade como organizadora do pensamento e, desta forma, como parte fundamental na construção de valores. Ao final, apresentamos algumas indicações de trabalho com os sentimentos na escola.
O que são valores, numa perspectiva psicológica? Como são construídos e quais valores deve a sociedade priorizar nos processos educativos? Estas são algumas das questões abordadas nesta vídeo-aula.
Pensar na construção de escolas democráticas que almejem a construção de personalidades morais nos leva a compreender alguns dos diversos fatores que interferem neste processo dentro do cotidiano escolar. Sua identificação auxilia na compreensão da complexidade das relações presentes no cotidiano escolar e na busca por formas mais realistas de intervenção na educação para a cidadania. Os aspectos identificados, que serão abordados nesta video-aula, são: os conteúdos escolares; a metodologia das aulas; o tipo e natureza das relações interpessoais; os valores; a auto-estima e o auto-conhecimento dos membros da comunidade escolar; e os processos de gestão da escola.
Nesta vídeo-aula, vamos discutir a multidimensionalidade constituinte do psiquismo humano, e como as dimensões cognitiva, afetiva, sóciocultural e biológica se articulam no funcionamento psicológico para explicar a complexidade de nossos pensamentos e ações.
Na aula “Diversidade/Pluralidade Cultural na Escola” busca-se expor como o tema da diversidade cultural/étnica toma novos contornos a partir do final da década de 1990, com a publicação de parâmetros e diretrizes educacionais, além de novas leis e definições sobre o tema. Para levantar questões sobre o complexo e urgente desafio de se lidar com as diferenças, que se multiplicam e deslocam no contexto escolar, analisam-se as seguintes categorias: O outro como fonte de todo mal; O outro como sujeito pleno de uma marca cultural e O outro como alguém a tolerar.
A aula "Educação e Ética" propõe-se a refletir acerca do tema da ética mediante sua intersecção com questões pedagogicas relacionadas com desafios dos professores em sala de aula. Nesse sentido, o propósito será o de estimular o debate sobre situações de sala de aula, especialmente aquelas que dizem respeito a condutas e atitudes.
Nesta aula discutimos as relações entre o ambiente escolar democrático e sua influência nos processos de desenvolvimento da cooperação e do juízo moral infantil. O ponto de referência é a teoria de Jean Piaget e seu livro de 1932, O juízo moral na criança.
A educação em valores precisa para ser efetiva precisa ocorrer em todos os momentos da vida escolar, e não apenas em momentos específicos ou por meio de disciplinas. Para isso, precisa estar articulada com a comunidade do entorno da escola e ser baseada em situações da vida cotidiana das localidades onde vivem os estudantes.
    1 2
14 vídeos disponíveis nesta disciplina

 

Superintendência de Tecnologia da Informação