Carregando
Página inicial »Exatas » Engenharia de Computação » [PCS3115-1] Sistemas Digitais I

[PCS3115-1] Sistemas Digitais I

Ordenar por:    Aula   |   Título   |   Por data (mais novo ao mais antigo)
56 vídeos disponíveis nesta disciplina

Vídeos

A aula introduz o conceito de multiplexadores no âmbito de Sistemas Digitais. Este circuito é seleciona uma de várias entradas, colocando-a na saída. A seleção é feita através de entradas especiais, chamadas de seletores. A entrada selecionada para ser colocada na saída é a entrada cujo número em binário corresponde ao número colocado nos seletores. A principal utilização dos multiplexadores é dividir um canal de transmissão, controlando qual sinal será transmitido a cada momento. Também são classicamente utilizados para implementar funções lógicas complexas e são parte fundamental nos dispositivos de lógica programável. São abordados a tabela verdade, a construção interna, a simbologia e as possíveis aplicações destes componentes, considerados parte dos blocos básicos de circuitos combinatórios.
Esta video aula é parte da disciplina Sistemas Digitais I (PCS-3115), oferecida aos alunos do curso de Engenharia Elétrica da Escola Politécnica da USP
Esta aula faz parte da disciplina Sistemas Digitais I (PCS-3115) oferecida no 1o. semestre de 2020, para o curso de Engenharia Elétrica da Escola Politécnica da USP
A aula introduz o conceito de codificadores no âmbito de Sistemas Digitais. Os codificadores são circuitos que convertem múltiplas entradas binárias em um número menor de entradas. Sua aplicação usual é indicar qual das entradas binárias está ativa em determinado momento, apontando seu valor binário. Quando não há priorização, há uma saída indicando se mais de uma entrada está ativa, caso contrário, há priorização das entradas e o circuito é chamado de codificador de prioridade. São abordados a tabela verdade, a construção interna, a simbologia e as possíveis aplicações destes componentes, considerados parte dos blocos básicos de circuitos combinatórios.
A aula introduz o conceito de decodificadores no âmbito de Sistemas Digitais. Os decodificadores são circuitos que convertem uma entrada binária, considerada um inteiro sem sinal, para uma saída que representa um código. Sua forma mais comum é acionar a saída correspondente ao valor numérico da entrada. A aplicação principal de decodificadores é para acionar uma dentre várias memórias, dependendo do endereço fornecido. Neste caso, costuma ser chamado de decodificador de endereços. São abordados a tabela verdade, a construção interna, a simbologia e as possíveis aplicações destes componentes, considerados parte dos blocos básicos de circuitos combinatórios.
Esta aula é uma das aulas introdutórias de Sistemas Digitais. Nela, são explicados o conceito de sinal digital e sinal digital, para que o espectador possa diferenciar um sistema digital de um analógico. A tradução de sinais analógicos é mostrada através de um exemplo cotidiano, assim como o conceito de quantização, um efeito colateral da digitalização de uma grandeza analógica. São ainda abordadas as vantagens e desvantagens de um sistema digital, enfatizando a importância deste tipo de sistema na vida moderna. Nesta aula também são estabelecidos conceitualmente os limites de um sistema digital e sua relação com o mundo físico, que é naturalmente analógico.
Nesta videoaula, o Professor Albertini explica os conceitos básicos da álgebra dos sistemas digitais, a variável Booleana.
Nesta videoaula, o Prof. Bruno Albertini apresenta o princípio da dualidade, em que qualquer teorema da álgebra booleana continua válidos se trocarmos os verdadeiros por falsos, os falsos por verdadeiros ou trocarmos todas as operações.
Nesta videoaula, o Prof. Bruno Albertini expõe como representar funções em sistemas digitais, através da forma algébrica e da tabela verdade.
Nesta videoaula, o Prof. Bruno Albertini expõe como apresentar funções de forma padronizada.
56 vídeos disponíveis nesta disciplina

 

Superintendência de Tecnologia da Informação