Nesta primeira aula, vamos conhecer um pouco sobre os temas que trabalharemos ao longo das aulas de nossa disciplina. Nosso material de estudos e de atividades deve possibilitar a reflexão sobre os temas atuais e os desafios envolvidos na prática educativa das novas gerações.
Para iniciarmos nossos estudos, nesta aula vamos abordar os temas: a necessidade de educar para a diversidade; o legado para as próximas gerações; e as novas demandas colocadas para a educação contemporânea.
O objetivo desta aula é que você:
Conheça a necessidade de se educar para a diversidade;
Compreenda os quatro pilares norteadores para a educação das novas gerações;
Reflita sobre o futuro das novas gerações.
Nesta aula, vamos abordar o tema “desigualdade e inclusão”, o combate e a luta contra as desigualdades, sem apagar as diferenças. Embora intensificado nos dias atuais, o problema relacionado à dificuldade de lidar com a diversidade não está restrito à experiência brasileira, tampouco é novo na cultura escolar. No contexto norte-americano e europeu, o sistema educacional tradicional (excludente e hierarquizado) também tem sido alvo de severas críticas, já que não tem conseguido responder adequadamente às exigências do mundo contemporâneo.
Mais recentemente, as discussões desencadeadas pela análise crítica da escola e de sua função, numa sociedade estratificada, estimularam o surgimento de um novo tipo de relação entre a Psicologia e a área educacional.
O objetivo desta aula é que você:
Conheça os desafios da inclusão no contexto escolar;
Compreenda o combate a visões estigmatizantes a respeito dos alunos;
Reflita sobre as políticas públicas quanto à desigualdade e diferença.
Nesta aula, nosso objetivo é possibilitar o conhecimento de aspectos centrais da perspectiva vygotskiana. Como, dentro dos limites desta disciplina, não é possível abordar todos os aspectos de sua obra, vamos fazer uma síntese das principais ideias fundadas nos seus postulados e desenvolvidas em seus escritos (que, muitas vezes, foram aprofundadas por seus colaboradores), particularmente aquelas que propiciam reflexões no campo da educação.
Este curso destina-se a formação de profissionais que queiram se habilitar ao exercício do Magistério do Ensino Fundamental ou para professores em exercício que atuam na Educação Básica. Os textos e atividades que serão apresentados têm o propósito de atualizar e ampliar o universo de conhecimentos e o repertório cultural dos futuros docentes acerca das contribuições do campo da Psicologia à Educação. Eles foram elaborados com o objetivo de oferecer um material que possibilite a reflexão sobre os temas da diversidade e diferenças, tão presentes na nossa sociedade contemporânea, assim como os desafios envolvidos na tarefa educativa das novas gerações.