Abordou-se a íntima relação entre lazer, juventude e esportes, trazendo à tona práticas desenvolvidas em grupos característicos no contexto cultural como os jovens praticantes de esportes radicais. Debateu-se ainda os distintos conceitos de juventude e a inserção de jovens em espaços simbólicos oriundos das práticas de lazer em que se ressaltam as relações estabelecidas entre membros de um grupo no manejo de códigos e símbolos comuns.
Refletiu-se a importância da esfera do lazer relacionada à cultura e aos elementos comunitários, identificando os principais conceitos do lazer, os conteúdos culturais a ele associados, os equipamentos de lazer e suas respectivas políticas na comunidade, bem como a atuação profissional num importante papel de sensibilização para o uso do espaço por meio do lazer.
Projeto Educativo como currículo: A elaboração de um projeto educativo de amplo alcance, como é o currículo, repousa uma análise das características, dos problemas e das necessidades da sociedade numa perspectiva de futuro.
Currículo como instrumento para a inovação e melhoria da prática de ensino.
Os projetos didáticos coletivos articulam algumas áreas do conhecimento para estudar a cidade, ampliando a compreensão sobre ela.
A análise desses aportes e especialmente útil para estabelecer parâmetros suscetíveis para promover situações educativas (como ensinar) que permitam alcançar dos objetivos propostos.
Cidade educadora:
Os alunos descobrem que a cidade é mais do que uma decodificação das informações que ela revela na sua aparência, mas pode-se descobrir a sua estrutura, sua gênese, sua função e seu processo histórico no qual foi produzida, podendo estabelecer uma nova referência para a Geografia escolar.
Educação e a cidade:
A cidade como em torno de educação (aprender na cidade)
Como fonte educativa (aprender da cidade)
Como objetivo ou conteúdo (aprender a cidade)