Carregando
Página inicial »Biológicas » Educação Física » [000000-0] Curso de Suplementação Nutricional Aplicada ao Exercício

[000000-0] Curso de Suplementação Nutricional Aplicada ao Exercício

Ordenar por:    Aula   |   Título   |   Por data (mais novo ao mais antigo)
24 vídeos disponíveis nesta disciplina

Vídeos

Aula introdutória do Curso de Suplementação Nutricional Aplicada ao Exercício, quais são os temas e quem são os docentes.
Aula de métodos de pesquisa para dar embasamento às prescrições de suplementos através da análise crítica de artigos e estudos científicos. Neste primeiro bloco, serão apresentados os seguintes conceitos: validade interna e externa; estudos transversais e longitudinais; estudos com grupos paralelos ou cross-over; vendamento uni-cego, duplo-cego e aberto; e efeito placebo.
Aula de métodos para dar embasamento às prescrições de suplementos através da análise crítica de artigos e estudos científicos. Neste segundo bloco, serão apresentados os seguintes conceitos: conflitos de interesses entre pesquisadores e indústria; influência do consumo alimentar; testes físicos acurados e específicos; resultados significantes e significativos; e avaliação de capacidade física e desempenho esportivo.
Neste primeiro bloco da aula de bioenergética, serão abordados os seguintes conceitos: como a célula obtém energia; anabolismo e catabolismo; equilíbrio dinâmico entre as taxas de degradação e síntese de ATP; sistemas energéticos imediato, anaeróbio e oxidativo.
O segundo bloco da aula de bioenergética fala sobre os seguintes conceitos: função da adrenalina como regulador do metabolismo durante o exercício; aprofundamento dos sistemas imediato e anaeróbico introduzidos no bloco anterior; e efeito da duração do exercício na dinâmica dos sistemas energéticos.
O último bloco da aula de bioenergética fala sobre os seguintes conceitos: aprofundamento do sistema oxidativo introduzido no primeiro bloco; ciclo de Krebs; reações anapleróticas; e efeito da intensidade do exercício na dinâmica dos sistemas energéticos.
Neste primeiro bloco serão discutidas as fontes de carboidrato, digestão de carboidrato e sinalização insulínica.
O segundo bloco discute como a glicose será usada durante o jejum, durante o exercício e após alimentação.
O terceiro e último bloco traz as recomendações de CHO antes, durante e após o exercício.
Esta aula traz o conceito de água como um nutriente e os mecanismos de termorregulação.
24 vídeos disponíveis nesta disciplina

 

Pró-Reitoria de Graduação
Telefone: +55 11 3091-3290