Carregando
Página inicial »Humanas » Pedagogia » [PLC0025-1] Introdução aos Estudos da Educação I

[PLC0025-1] Introdução aos Estudos da Educação I

Ordenar por:    Aula   |   Título   |   Por data (mais novo ao mais antigo)
    1 2
12 vídeos disponíveis nesta disciplina

Vídeos

Aula de apresentação da discplina PLC0025 em seu primeiro oferecimento, de 2012.
Apresentação dos principais aspectos a ser abordado na disciplina PLC0025 - Introdução aos Estudos da Educação I, com o professor da Faculdade de Educação, Marcos Neira.
O objetivo dessa primeira aula é situar os futuros professores nos debates mais recentes da Educação, a partir da questão: "para que serve essa escola que frequentamos hoje?" Entrevista com os professores Elie Ghanem e Carlota Boto, da Faculdade de Educação - USP. sobre a função social da escola.
Com intuito de preparar futuros professores para problemáticas que irão se deparar dentro de uma escola. Como manter um grupo heterogêneo de crianças durante todo período escolar, em um percurso constante de aprendizagem e com diferentes experiências pedagógicas? Com depoimentos dos professores Lino de Macedo (Instituto de Psicologia - USP) e Ocimar Alavarse (Faculdade de Educação - USP).
O século XX foi marcado por três grandes pensamentos no âmbito da pedagogia: a Escola Nova, a Escola Tecnicista e as Pedagogias críticas. Essa aula se debruça sobre esses pensamentos. Com depoimentos das professoras Cecília hanna Mate e Paula Vicentini, ambas da Faculdade de Educação - USP.
Quarta aula da disciplina Introdução aos Estudos da Educação I. Nessa primeira parte, o professor Marcos Neira traça um panorama das teorias pedagógicas do final do século XX.
Quarta aula da disciplina Introdução aos Estudos da Educação I. Nessa segunda parte, os professores Marcos Neira e Rita de Cássia Gallego falam sobre as principais correntes pedagógicas desse início do século XXI.
Primeira parte da aula tratando sobre o currículo de uma escola. A visão de que currículo é a relação de conteúdos a ser ensinado na escola já é ultrapassada. O currículo é um recorte da cultura e uma opção que os professores e os sistemas de ensino adotam com relação ao que vai ser ensinado, como vai ser ensinado e como será avaliado. Com depoimentos das profas. dras. Adriana Bauer e Elba Siqueira de Sá Barreto.
Segunda parte da aula tratando sobre o currículo de uma escola. A chegada do século XXI trouxe também mudanças significativas para o currículo. Experiências, conhecimentos e atividades de ensino, até então pouco enfatizadas, passaram a fazer parte do trabalho escolar. Isso se deve aquelas mudanças sociais discutidas nas aulas anteriores. Os currículos pararam de dialogar com as culturas dominantes e agora tentam englobar sobre todas as culturas que coabitam a sociedade contemporânea. Com depoimentos das profas. dras. Adriana Bauer e Elba Siqueira de Sá Barreto.
Por que será que alguns alunos não aprendem? Por que será que alguns alunos abandonam o percurso? Por que será que não alcançamos aqueles índices que as entidades internacionais apresentam como os ideais de aprendizagem? Essas são algumas das facetas de um problema muito mais amplo, que tem mais a ver com questões sociais e de condições de existência da escola. Com depoimentos das profas. dras. Carla Biancha Angelucci e Vivian Batista.
    1 2
12 vídeos disponíveis nesta disciplina

 

Pró-Reitoria de Graduação
Telefone: +55 11 3091-3290